12/11/2016

Eco-Escolas: Caminhada pais e filhos – Fábricas da Luz

“Palmilhar para preservar II”

Domingo! Dia de botas nos pés, de pais e filhos, e atividades na natureza!
No presente ano letivo voltam-se a juntar os docentes e os filhos (e os sobrinhos e etc.!!), promovendo-se, assim, a atividade física e os hábitos de vida saudável, reforçando a relação familiar e inter-geracional, bem  como o contacto privilegiado com a natureza.
Esta 1.ª edição do “Palmilhar para Preservar – Pais e Filhos”, do presente ano letivo, decorreu na bacia hidrográfica da Ribeira da Praia, que foi o espaço inovador onde, a partir de 1897, se iniciou o processo de introdução da energia hídrica comercial e da iluminação elétrica pública e particular, não só na ilha de S. Miguel como no arquipélago dos Açores.
Esta mudança na produção e no consumo energético deveu-se à iniciativa privada do engenheiro José Cordeiro (1867-1908), fundador da Companhia Michaelense de Iluminação Elétrica (1898-1907) e contou com o apoio esclarecido da Câmara Municipal Vilafranquense e do seu presidente, o Dr. António José da Silva Cabral (1863-1933).
Atualmente, na Ribeira da Praia, há 5 centrais hidroelétricas, duas em ruinas, uma transformada em museu, uma a aguardar reparação e uma em funcionamento. 
Visitamos as três primeiras.



 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...