21/11/2016

Dia Mundial do Não-Fumador 2016

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos, devido à "epidemia global do tabaco“, cerca de 6 milhões de pessoas. Cerca de 60 000 são não fumadores, que morrem devido à exposição aos efeitos nocivos do tabaco. Em 2030 a OMS estima que, se nada for feito, a epidemia irá matar mais de 8 milhões de pessoas anualmente.
O Dia Mundial do Não Fumador é uma data que visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. Pretende contribuir para proteger as gerações presentes e futuras, não apenas das consequências devastadoras para a saúde, mas também da destruição social, ambiental e económica causada pela utilização do tabaco e da exposição ao tabaco.
No passado dia 17 de novembro, na EBS de Vila Franca do Campo, a turma do 12.º E, do curso técnico auxiliar de saúde, dinamizou a sua comemoração.
Foi montada uma exposição com temas como a história do tabaco, doenças associadas ao consumo do tabaco, anatomia do sistema respiratório, métodos para deixar de fumar, constituintes de um cigarro e foi disponibilizado o teste de Fagerstrom, utilizado para determinar a dependência que o fumador apresenta à nicotina.
Ao longo da manhã, realizou-se um peddy paper para as turmas do 5.º ano.
As turmas do 8.º ano elaboraram cartazes alusivos ao dia.
Vamos ver…
prof. Maria Antónia Guedes

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...