24/11/2022

Dia Mundial do Não Fumador 2022

Fumar é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e estima-se que metade dos fumadores irá morrer por causas relacionadas ao tabaco, nomeadamente pelo cancro do pulmão. 
Todos os anos morrem cerca de 7 milhões de pessoas devido ao tabaco.
Fumar não afeta apenas o fumador, já que 1,4 milhões de pessoas morrem todos os anos pelo chamado “fumo passivo”. Por outro lado, o impacto ambiental do tabaco no nosso planeta é enorme. Segundo a OMS, são cortadas cerca de 600 mil árvores para a produção do tabaco, há 84 milhões de toneladas de emissão de C02 e 22 mil milhões de toneladas de água consumida.
O Dia Mundial do Não Fumador é uma data que visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. Pretende contribuir para proteger as gerações presentes e futuras, não apenas das consequências devastadoras para a saúde, mas também da destruição social, ambiental e económica causada pela utilização do tabaco e da exposição ao tabaco.
prof. Maria Antónia Guedes








Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...