22/03/2019

Rubrica “Também sou gente”! Pequenos Grandes Escritores!

Rubrica “Também sou gente”! Pequenos Grandes Escritores!
CLUBE DE JORNALISMO – Divulgar para Informar e Educar!
Atividades de Promoção da Leitura e Escrita!

        O que é ser solidário?
        O que é ser um bom cidadão?O que significa a expressão “exercício da cidadania ativa”?
        A senhora professora Laura Brandão convidou-me para escrever no jornal “A Crença “ e eu aceitei, com muito gosto, porque a minha avó já escrevia neste jornal e eu gosto de escrever.
        Eu acho que ser um bom cidadão é ajudar os outros com as suas dificuldades, porque assim vão viver melhor e vão ficar contentes.
        Cidadania ativa é participar em eventos da comunidade como por exemplo: ir nas marchas, nas procissões, participar em campanhas de solidariedade e em campanhas que ajudam o ambiente.
        Ser solidário é visitar os doentes nos hospitais e conversar com quem está sozinho.
        Eu costumo ir nas marchas de São João …para dar alegria. Participei em novembro na Campanha SOS Cagarro, …fomos salvar cagarros…foi uma atividade do Clube de Ambiente da minha escola (Clube de Ambiente, Ciência e Tradição) mas que foi organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo. Também estavam lá muitos escuteiros.
        A minha tia Mifá dirige a APPDA … Associação Portuguesa de Portadores de Autismo de São Miguel e Santa Maria) e eu costumo ajudar vendendo comida e rifas para ajudar os meninos e meninas autistas.
        Também ajudo no “Dia do Bem Fazer” que é uma atividade da “Cimentaçor”, em que ajudamos Instituições que ajudam os outros…(Instituições de Solidariedade Social),… os trabalhadores e as famílias fazem muitas coisas: pintamos paredes, arranjamos as cadeiras, as mesas,….o que for preciso.
    Este foi o meu primeiro texto para o jornal “ A Crença “. Eu estudo na Escola de São Pedro…(EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira), estou no 2.º ano e a minha professora é a senhora Graça Estrela. A minha mãe ajudou a corrigir este texto, mas fui eu que passei no computador para treinar a escrita.

Francisco Bicudo Botelho – 7 anos


Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...