26/03/2019

PARLAMENTO DOS JOVENS – ENSINO BÁSICO – 1.º LUGAR

Tendo por base a vontade em contribuir para a resolução de questões que afetam o nosso presente e o futuro individuais e coletivos, na Escola Básica e Secundária de Vila Franca fizeram-se ouvir várias propostas de três listas junto da comunidade escolar através da participação dinâmica na campanha eleitoral, num debate e em duas palestras integradas no Parlamento Jovens 2019 – Ensino Básico, este ano, com o tema: Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos.

Deste modo, no passado dia 18 de março, na cidade da Horta – Faial, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), decorreu a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens (PJ) – Ensino Básico, tendo a nossa Escola (EBSVFC) marcado presença, com as alunas deputadas eleitas na sessão escolar, Emília Resendes e Eliana Pinheiro, ambas do 9º ano, que apresentaram o ‘Projeto de Recomendação’ vencedor de entre vinte e duas escolas dos Açores sobre o referido tema, exposto a seguir:

“Tendo como ponto de partida questões relacionadas com os Oceanos, cujo dia mundial celebra-se a 8 de junho, tais como: “Mas o que se esconde no fundo do mar? Quais as principais oportunidades que daqui advêm? Que profissões vão ser necessárias?  E qual é a nossa responsabilidade na proteção de uma área tão vasta?”, as medidas aprovadas na nossa sessão escolar resultaram da vontade unânime dos alunos eleitos deputados que se basearam na fusão das propostas apresentadas pelas diferentes listas.

Assim, como primeira medida, a Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo propôs que se vigie e se cuide das praias além da época balnear. Com efeito, quer se goste de mergulhar, fazer surf ou simplesmente relaxar na praia, há-que assegurar que se deixa o espaço limpo. Explorar e desfrutar dos oceanos sem interferir com a vida selvagem, remover pedras e arrancar corais. Respeitar a vida marinha participando em ações e limpeza das praias da nossa zona. A implementação de nadadores-salvadores nas praias a partir do mês de janeiro, aos fins de semana é relevante, visto que, devido às alterações climáticas, a partir deste mês as praias já começam a ser frequentadas, o que também ajudaria na prevenção da poluição das mesmas e, consequentemente, dos oceanos.

Por outro lado, é necessário sensibilizar a população local para agir, como segunda medida, pois o problema da poluição dos oceanos existe e têm de estar programadas diversas ações no sentido de “Sensibilizar para agir” que envolvam as famílias e os filhos, os professores e os alunos. Assim, propôs-se a atribuição de um galardão: “Escola+Azul” às escolas que comprovadamente desenvolvessem mais ações de preservar a zona marítima envolvente.

         Ademais, a nossa terceira medida assentou na redução do uso de produtos químicos quer na limpeza quotidiana doméstica ou hoteleira/ de restauração, quer na agricultura, os quais provocam a acidificação dos oceanos. Propôs-se assim a colocação pelas turmas das várias escolas da Região Autónoma dos Açores, no contexto das aulas de Cidadania, de um selo com o famoso “smile” verde para produtos amigos dos oceanos e vermelho para produtos inimigos. Este simples e elucidativo selo apelaria à consciência na hora de adquirir os produtos.”

Para além da apresentação deste projeto de recomendação da nossa Escola, as alunas deputadas estreantes apresentaram um voto de protesto relativo ao modo de seleção do número de deputados a participar na sessão escolar estabelecido no ponto 2 do artigo 12º, referente ao Regulamento Eleitoral, por intermédio do método de Hondt. Aprovado por larga maioria, este documento seguirá na “bagagem” destas deputadas eleitas agora para representar o projeto de recomendação modificado e debatido pelo Círculo Eleitoral da Região Autónoma dos Açores na sessão nacional na Assembleia da República nos dias 6 e 7 de maio, simultaneamente com colegas de outras duas escolas da nossa região.

É com expectativa, portanto, que a Emília e a Eliana, bem como  familiares, colegas, amigos, professores e elementos do Conselho Executivo aguardam a ida à capital portuguesa, pela primeira vez, para representar a sua escola, a sua região, as suas medidas, sabendo, de antemão que não é tarefa fácil, garantindo, porém, o seu melhor desempenho com o entusiasmo e a determinação que lhes são característicos acrescidos da nossa genuína pronúncia vilafranquense.


Parabéns às alunas, à Escola e à organização deste Parlamento dos Jovens 2019! Bom trabalho!! Boa sorte!!


Horta - Faial, 18 de março de 2019

Texto - Professora Nina Rodrigues Pinto

Publicado pelo Clube de Jornalismo da EBSVFC - L.B.


       


       




Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...