21/11/2018

Pão por Deus! (Rubrica – Também sou gente!)

O Pão por Deus é uma tradição que celebramos todos os anos no dia 1 de novembro, que é feriado do Dia de Todos os Santos. 
Neste dia nós vamos visitar nossos amigos e família, visitamos as campas dos que já faleceram e levamos flores, rezamos por eles, batemos à porta das casas das pessoas e pedimos Pão por Deus. Podemos receber ou oferecer: pão, bolos, frutos secos, milho cozido, arroz doce, castanhas, entre outras coisas.
Para receber as oferendas podemos cantar canções. Eu sei uma canção que é assim: 
Pão por Deus, rei de Deus, 
Enche o saco e andai com Deus!
           Pão por Deus! Ah! Mangarola! 
          Enche o saco e vou-me embora!
Esta tradição é muito diferente do Halloween, que é uma tradição dos Estados Unidos da América. No Halloween, nós usamos máscaras e disfarces, mas no Pão por Deus nós estamos bem vestidos. No Halloween nós pedimos doces e no Pão por Deus nós pedimos pão e outras coisas.
Eu gosto do Halloween, mas também gosto do Pão por Deus, porque gosto de comer pão, porque é uma tradição do nosso povo e porque é muito importante lembrarmo-nos das nossas tradições. A minha professora, explicou que as pessoas costumam fazer ofertas por alma de familiares seus que já faleceram e, por alma deles, praticam assim uma boa ação oferecendo alimentos, na maioria das vezes, o pão. E dizem colocando as mãos no peito “É por alma de meu pai,…Que Deus o tenha em bom descanso!”
Desculpem, não me apresentei… eu sou o José, tenho 8 anos e ando no 3º ano na Escola de São Pedro. Adorei escrever para vocês, leitores da crença e assim estou a praticar a leitura e a escrita e investigando sobre uma tradição nossa!
José Sousa – 3.º ano (EB1/JI MEF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...