22/02/2018

TPCA: Visita de Estudo ao Núcleo Museológico

No dia 2 de fevereiro, pelas 10h30,  as turmas do TPCA, 3.º e 4.º anos, realizaram uma visita de estudo ao Núcleo Museológico de Vila Franca do Campo, com o intuito de explorar o passado do meio local e o património da nossa comunidade.
Nas instalações do museu, outrora Solar Viscondes do Botelho, tivemos uma visita guiada, na qual nos mostraram e explicaram as exposições. Vimos vestígios do terramoto; peças retiradas do fundo do mar, que se encontravam em fase de restauração; uma estátua de Bento de Góis, que costumava estar na praça, mas foi retirada para ser preservada pelo museu; também vimos modelos de barcos; ossos de baleia; fotografias antigas; uma coleção de bengalas, registos do Senhor Santo Cristo; modelos em miniatura das profissões tradicionais de Vila Franca do Campo e uma exposição especialmente dedicada à viola da terra. Para além disso, também visitamos a estrebaria e cocheira do solar, onde vimos meios de transporte utilizados no século passado.
Por fim, tivemos uma surpresa: um dos funcionários do museu presenteou-nos com um momento musical, tocando trechos tradicionais na viola da terra, tais como o Pezinho. Nós também cantamos!
prof. Noélia Santos e prof. Susete Amaral

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...