12/11/2022

9.º Vocacional: Visita à RTP-Açores

No dia 22 de setembro outubro de 2022, a turmas Vocacional A do 9.º ano, na área vocacional Tecnologias da Informação e Comunicação, participou numa visita de estudo ao Núcleo Museológico da RTP/Açores, sendo acompanhados pelos professores Eulália Baptista, Andreia Dias, Maria José Amaral e Nuno Carneiro. Com esta visita de estudo pretendeu-se proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre os conteúdos programáticos (relacionados com a multimédia), através de atividades fora do contexto de aula; estimular uma relação proactiva com os Media, em particular com a imprensa e familiarizar os participantes com as mais diversas ferramentas de divulgação da notícia e de produção de conteúdos multimédia.  
A visita guiada pelo Dr.º Álvaro Melo,  membro da coordenação do núcleo,  deu-se início com uma pequena introdução sobre os objetivos do núcleo museológico dedicado à rádio e à televisão, espaço este que inclui peças do acervo da empresa e de particulares. O espaço visitado é suportado maioritariamente pela componente multimédia, permitindo mostrar o passado através das novas tecnologias, olhando também para o futuro. 
O Dr.º Álvaro Melo explicou que o principal objetivo do núcleo museológico é revisitar as sete décadas do Emissor Regional dos Açores da Emissora Nacional, depois RDP/Açores e agora Antena 1 Açores, e as quatro décadas da televisão açoriana, e recordar episódios marcantes da história das nove ilhas dos Açores, contando sempre com a riqueza dos conteúdos informativos históricos, com recurso às novas tecnologias. No núcleo museológico os alunos tiveram a oportunidade de experienciar as cabines, onde década a década é contado o dinamismo da história açoriana, e o espaço interativo de cenário virtual. 
Visitou-se, também, o novo estúdio da RTP/Açores onde são recebidos, trabalhados e emitidos todos os conteúdos dos vários canais da RTP, e o estúdio da RDP, onde assistiram, em direto, a emissão com a locutora Ana Rosa Resendes. 
O balanço da visita foi muito positivo pois foi, no seu todo, muito esclarecedora, proporcionadora de uma experiência muito rica e inesquecível para os alunos que participaram.
prof. Eulália Baptista








Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...