11/03/2022

Edição de fevereiro do jornal “O Ilhéu” da EBS Armando Côrtes-Rodrigues

Coordenação: Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues

Nota de abertura

“Fevereiro, o mês mais curto do ano”

Aproximadamente, a Terra demora 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos para dar uma volta ao Sol. A cada quatro anos, é feito um ajuste no calendário gregoriano (utilizado em vários países, por exemplo, Portugal) e é adicionado mais um dia, tornando esse ano bissexto. Isto acontece porque um ano não tem 365, mas sim 365,25 dias. Assim, após 4 anos, esse “0,25” dá origem a mais um dia.

O motivo de fevereiro ter 28 ou 29 dias remonta há muito tempo atrás. Por volta do século VI a.C., os romanos adotaram um calendário baseado nas mudanças da Lua, com 355 dias distribuídos em 12 meses que tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, o décimo-primeiro mês, era considerado de mau agoiro e ficou com 28 dias.

Em 46 a.C., o calendário passou a basear-se no ciclo solar e os meses passaram a ter 30 ou 31 dias, à exceção de fevereiro que continuou com os 28 dias. Deste modo, os anos passaram a ter 365 dias. Pouco tempo depois, foi instituído o ano bissexto – mudança inspirada no calendário dos egípcios – com um dia adicional a cada quatro anos.

Mais tarde, no século XVI d.C., o papa Gregório XIII criou um novo calendário, corrigindo alguns problemas do sistema romano, mas sem mexer no número de dias de fevereiro, o que permanece até hoje.

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Museu de Vila Franca do Campo ensina alunos sobre Arqueologia

O Museu Municipal de Vila Franca do Campo promove durante os meses de fevereiro, março e abril na EBS Armando Côrtes-Rodrigues, uma iniciativa sobre educação patrimonial e arqueologia.

A ação, resultante de uma parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da unidade orgânica e inserida no âmbito dos 500 anos do terramoto que atingiu a Vila, em 1522, conta com um conjunto de palestras dirigidas a alunos do 2.º ciclo nas aulas de História e Geografia de Portugal e nas aulas de História de 7.º e 10.º anos.

A responsável pela iniciativa a arqueóloga Nzinga Oliveira, coordenadora do museu do município, e a técnica de património cultural, Ana Sousa, salientam a importância de instruir nos jovens a necessidade de conhecerem e preservarem o património arqueológico, tendo em conta o que representa na história da Humanidade, enquanto importante ferramenta de compreensão do seu passado e perceberem de que forma esse património é descoberto, estudado e conservado.

Assim, nestas palestras teórico-práticas, os alunos terão a possibilidade de aprender mais sobre a área, a profissão do arqueólogo e as suas ferramentas de trabalho, o museu local e alguns pontos arqueológicos nacionais e internacionais e a oportunidade de verem algumas ferramentas utilizadas pelos arqueólogos, além de ecofactos e artefactos com milhares de anos.







Sensibilização sobre a assertividade nas relações

Decorreu durante o mês de fevereiro, na EBS Armando Côrtes-Rodrigues, uma ação de sensibilização sobre a assertividade nas relações, dirigida às turmas do 7.º ano.

Promovida pela Associação para o Planeamento Familiar em conjunto com a Direção Regional da Saúde, a ação pretendeu esclarecer os alunos sobre os desafios e obstáculos que enfrentam durante uma relação e a importância da adoção de uma comunicação assertiva, não só durante o namoro, mas também com colegas e amigos em detrimento de uma comunicação agressiva ou passiva.

De acordo com uma das psicólogas responsáveis pela iniciativa, alunos e pais devem perceber que este tema não se cinge somente à parte da relação sexual física, mas também à parte social e sentimental, sendo fundamental a promoção da igualdade de género e de uma comunicação assertiva nas interações sociais, para que se verifiquem cada vez menos exemplos de violência ou a indevida partilha de fotografias e vídeos privados na internet. Nesse sentido, esta ação de sensibilização procurou dar aos alunos uma nova perspetiva sobre o tema e soluções para eventuais situações que surjam na sua vida.

Note-se que a Associação para o Planeamento Familiar é constituída por uma equipa de psicólogas, cujo trabalho, junto das escolas, é desenvolvido há pelo menos treze anos, principalmente com alunos do ensino básico da região.

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Sessão de esclarecimento sobre o Parlamento Jovem

Decorreu, no auditório da EBS Armando Côrtes-Rodrigues, uma sessão de esclarecimento sobre o Parlamento Jovem para alunos do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

A sessão, que contou com a presença de dois convidados, nomeadamente, os jornalistas Ana Melo e Nuno Martins Neves do Açoriano Oriental, teve como temas as notícias falsas e o impacto da desinformação na democracia. Na sessão, foram dados exemplos de notícias falsas e como identificá-las, bem como a necessidade de filtrar a informação que consumimos nas redes sociais de forma a combater a desinformação.

Os alunos também se puderam esclarecer sobre o Parlamento Jovem, as atividades e iniciativas relacionadas com o projeto, a sua essência, a quem se destina e os seus objetivos.




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Eleitos os representantes para o Parlamento Jovem

Decorreram, na EBS Armando Côrtes-Rodrigues, as eleições das listas da escola para o Parlamento Jovem, sendo que venceram as únicas listas candidatas.

Posteriormente, foram realizadas duas votações, uma para o ensino básico e outra para o secundário, para eleger os dois representantes de cada ciclo. Assim, para representar o ensino básico foram escolhidos os alunos Elisabete Bolarinho e Mateus Pacheco, ambos da turma 8.ºA e como suplente, Maria Clara Resendes do 7.º D. Por outro lado, para representar o ensino secundário foram eleitas a Mafalda Cabral do 10.º B e a Inês Teixeira do 10.º A e para suplente o Alex Pacheco do 10.º A.



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Sugestão mensal de leitura

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”

Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para os alunos do 8.º ano e escrita pelo autor brasileiro Jorge Amado, por ocasião do primeiro aniversário do seu filho João Jorge, em 1948, esta obra relata a história de amor entre um gato e uma andorinha, cuja primeira edição foi lançada em 1976 após insistência do filho. Com um texto e ilustrações belíssimas, a história de amor do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá continua a correr o mundo inteiro, deliciando leitores de todas as idades.

O escritor, Jorge Amado, autor brasileiro, nascido em 1912 no estado de Bahia, definiu-se, um dia, como "apenas um baiano romântico, contador de histórias". A sua obra é muitas vezes caracterizada pela linguagem rica de elementos populares e folclóricos sem perder a essência crítica e poética. Foi galardoado com o Prémio Camões em 1994.


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Clube de Proteção Civil promove formação em Suporte Básico de Vida

A Escola Básica e Secundária Armando Côrtes Rodrigues promoveu uma ação de Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV), dinamizada pelo Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e que decorreu no pavilhão Açor Arena, de forma a permitir um maior distanciamento entre os intervenientes.

O SBV é um conjunto de procedimentos e metodologias que visa reconhecer as situações de perigo iminente e não só saber como e quando pedir ajuda, mas também saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e circulação, de modo a manter a vítima viável até à chegada de socorro.

Participaram nesta formação 28 alunos do ensino secundário e 3 docentes que foram organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores. Durante a formação foi utilizado um sistema de multimédia para que todos tivessem a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se depois a realização dos exercícios práticos das manobras em manequins.




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