27/06/2017

Ed. Tecnológica (9.º ano): Arte Linear

A “Arte Linear” é criada com linhas compostas de vários materiais e cores que formam imagens, composições figurativas e geométricas ou abstratas.
Criar um trabalho com fios, linhas, arame, etc, pode ser divertido e o produto final, apresenta sempre um efeito visual surpreendente.
Podem ser criadas composições diversificadas e posteriormente, poderão ser transformadas, corrigidas e atualizadas, ligando fios que passam por pregos, alfinetes, agulhas ou semelhantes, fixados sobre uma base de madeira, cortiça, esferovite ou outro.
A “Arte Linear” recorre à aprendizagem e execução de várias técnicas: a técnica linear, da pirâmide, do torcido, da arcada, da rosácea e da circunferência.
A aplicação, de “Arte Linear” para além de surpreendente e magnífica, é muitíssimo enriquecedora para o processo de ensino-aprendizagem, pois desenvolve uma grande variedade de técnicas e práticas. Deste modo, permite estimular o desenvolvimento psicomotor dos alunos, como também, promove a motivação, sendo ainda, aliciante nas práticas dos discentes.
Este tema, “Arte Linear” fortalece uma sequência lógica de atividades extraordinariamente estruturadas, incentivando desde o seu nascimento o trabalho colaborativo, cooperativo e a partilha.
Com base nos conteúdos lecionados, metodologia projetual, desenho geométrico e desenho técnico, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do 9.º A, C e D da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo sob a orientação dos docentes, Carlos Antunes e Julieta Campelo realizaram os respetivos quadros aplicando as aprendizagens de “Arte Linear”.
Seguem algumas imagens.
prof. Julieta Campelo e prof. Carlos Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...