10/03/2016

Eco-Escolas: Caminhada Complexo Vulcânico dos Picos

“Palmilhar para preservar VII”

Sábado! Dia de botas nos pés e atividades na natureza!

A caminhada desenvolveu-se numa das oito zonas de vulcanismo fissural do arquipélago, o complexo vulcânico dos Picos, em São Miguel. É a zona que se estende entre o vulcão das Sete Cidades e o Vulcão do Fogo, no que terá sido, há mais de 50.000 anos, um canal semelhante ao Pico – Faial, separando duas ilhas, a das Sete Cidades e a de São Miguel.
Nesta zona de canal, durante algumas dezenas de milhares de anos, com períodos de acalmia intermédios, formou-se a zona mais baixa da ilha, em resultado de cerca de duas centenas de vulcões basálticos, relativamente pouco explosivos, que emitiram lavas que correram ora para norte ora para sul. E assim, alimentados diretamente da astenosfera, se formaram muitos “picos”!
Corresponde à formação mais recente da ilha de S. Miguel e inclui os produtos vulcânicos gerados na sequência do vulcanismo fissural. Integra escoadas lávicas e piroclastos basálticos e ainda tufos hidromagmáticos e domos traquíticos. Apresenta duas sub-unidades: a de Ponta Delgada, de idade superior a 5.000 anos e a do Pinhal da Paz, que engloba todos os produto vulcânicos mais recentes, gerados nos últimos 5.000 anos B.P..
prof. Maria Antónia Guedes






Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...