No dia 14 de outubro de 2019, os alunos da turma do 9.º ano do curso vocacional participaram nas atividades da Semana Europeia da Programação (Code Week 2019), com o objetivo de aprender a programar, ajudando-os a entender o mundo em rápida evolução à sua volta, a expandir o seu conhecimento sobre o funcionamento da tecnologia e a desenvolver competências e capacidades para explorar novas ideias e inovar.
No evento dinamizado pela docente de Tecnologias da Informação e Comunicação, Eulália Baptista, e com o apoio dos docentes das restantes áreas vocacionais, Nuno Carneiro, José Mendes e Octávio Carreiro, os alunos aprenderam a programar com a linguagem de programação visual Scratch, onde foi possível criar histórias interativas, animações, jogos, música e arte. A programação foi efetuada através da criação de sequências de comandos simples, que correspondem a blocos de várias categorias, encaixados e encadeados de forma a produzirem as ações desejadas.
Além de ser uma nova atividade extracurricular, não nos podemos esquecer que aprender uma linguagem de programação permite o desenvolvimento do raciocínio lógico, criando uma nova forma de pensar e ver as coisas ao nosso redor.
À medida que os alunos criavam e promoviam sequências animadas, com a orientação de cartões Scratch, para a aprendizagem de programação, de forma simples e eficiente, o seu interesse foi aumentando. Para tal, a interface intuitiva e muito fácil de compreender do Scratch foi crucial, pois é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem visual. Após uma breve introdução de apresentação do Scratch, os alunos conseguiram criar as suas animações de forma bastante autónoma.
Nas palavras de Elena Silenok, fundadora do site Clothia.com, “criar coisas com as mãos, ou escrever códigos, criar programas, são apenas diferentes formas de expressar a criatividade”. Certa vez, Steve Jobs disse, numa entrevista, que “todos deveriam aprender a programar, porque ensina como pensar”.
prof. Eulália Baptista
Sem comentários:
Enviar um comentário