11/05/2017

Clube Europeu: Visita de estudo ao Parlamento Europeu

A convite do eurodeputado Dr Ricardo Serrão Santos, vinte e seis alunos do 12.º ano do Curso Cientifico-Humanístico de Línguas e Humanidades da nossa Escola, visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas no dia 10 de abril, acompanhados pela Presidente do Conselho Executivo, Graça Ventura Melo, pelos professores Paula Vasconcelos, Almerinda Cabral, Lino Bettencourt e João Magalhães e também pela Chefe dos Serviços Administrativos, Ana Bento e pela Chefe dos Assistentes Operacionais, Zenaide Tavares. 
À saída do Parlamento Europeu, ainda houve tempo para uma visita ao Parlamentaire: aí assistiu-se a um passeio pelos momentos marcantes da História Mundial, através de imagens e voz/som terminando com uma antevisão digital do ano 2050. No dia 11 de abril, a comitiva deslocou-se ao Atomium, majestosa arquitetura em ferro, construída pelo Arquiteto André Waterkeyn, que representa um cristal, com tubos que ligam as nove esferas que o compõem. Seguiu-se um passeio pelos jardins/espaços verdes circundantes
No dia 12 de abril, o grupo foi à descoberta da capital portuguesa (muitos alunos visitavam-na pela primeira vez). Os docentes responsáveis guiaram o grupo pelos sítios mais emblemáticos da cidade, reportando sumariamente a história a eles associada: Bairro Alto, Procuradoria da República, algumas universidades (algumas já extintas), o Chiado, a Baixa Pombalina, a Zona de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, a Presidência da República. O regresso a São Miguel ocorreu às vinte e uma horas e cinquenta e cinco minutos, com chegada ao aeroporto D. João Paulo II em Ponta Delgada, pelas vinte e três horas e trinta minutos.
Esta visita promoveu muitas aprendizagens, favorecendo a aquisição de conhecimentos, a interligação entre a teoria e a prática, a escola e a realidade. No seu decurso, os alunos reconheceram aspetos geográficos, históricos e culturais, o que contribuiu muito para o ensino pela descoberta. Por outro lado, esta experiência foi assaz enriquecedora, no que diz respeito à formação pessoal e social dos alunos, pois permitiu estreitar relações interpessoais entre pares e professores e alunos. Além disso, também teve como objetivo o aprofundamento dos conteúdos lecionados em História e constituiu uma mais valia para os alunos. Deste modo conheceram “in loco” uma das instituições mais importantes da União Europeia. 
Os alunos mostraram-se bastante interessados nas questões europeias e nos novos desafios que a União Europeia enfrenta atualmente.
prof. João Magalhães Sousa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...