No dia 24 de novembro de 2016, os alunos das turmas do pré-escolar e do 2.º e 3.º anos, da EB1 Francisco de Medeiros Garoupa realizaram algumas atividades de “percursos de sensibilização para a diferença”, no âmbito da disciplina de Expressão Musical, com a participação da docente do Núcleo de Ed. Especial, em articulação com a professora da disciplina e com a colaboração das docentes titulares das turmas e assistente operacional. As atividades concretizadas foram adaptadas e tinham como finalidade de mostrar e de sensibilizar os alunos para as dificuldades que muitas crianças com necessidades educativas especiais têm. E para além disso, estas atividades tinham como objetivos: promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência; compreender que existem muitas formas de nos expressarmos como “ cantar, dançar, pular, tocar instrumentos, ouvir música, tocar e fazer gestos” e não esquecer que mesmo que não falem, não ouvem e não vêem, as pessoas com deficiência entendem o que os outros falam ou sentem.
Assim, foram realizados três percursos diferentes e com atividades adaptadas: expressão corporal/dança, através da música (dinâmica do movimento para crianças que não andam, que não vêem e não ouvem: ao som da música, no chão a criança deitada ou sentada dançava, movendo o corpo com ajuda dos braços e mãos; em pé, as crianças com os olhos fechados dançavam no espaço e faziam gestos de linguagem gestual, de acordo com a melodia); entoação de uma canção conhecida acompanhada com gestos (para crianças mudas/surdas e/ou com paralisia) e Exploração dos instrumentos de percussão (chocalho, caixa chinesa, pandeireta, xilofone, tambor…) para crianças cegas, surdas e/ou com paralesia cerebral: foi dado um instrumento musical a cada par de aluno para explorá-lo. Ao observarmos os alunos, denotou-se as grandes dificuldades que os mesmos sentiram, aquando a realização de algumas tarefas, como dançar com os olhos fechados e a movimentaram-se no chão, assim como na exploração dos instrumentos musicais e linguagem gestual. Deste modo, pode-se dizer que marcamos a diferença na nossa escola!
prof. Susete Amaral
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