17/12/2014

EB1/JI MEF - Festa de Natal 2014

A EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira comemorou o Natal, com muito empenho, entusiasmo e a colaboração de toda a comunidade educativa.
A escola colaborou em alguns projetos promovidos pelas entidades locais, nomeadamente: boneco de neve, estrelas e árvore de Natal, a pedido da Câmara Municipal; feira solidária, a pedido da EBS; pinturas em placares de platex, com motivos de Natal, para a Junta de Freguesia de São Pedro; enfeites para a árvore de Natal da PSP. 
Todo o recinto escolar foi decorado a rigor. Nas turmas, o tema foi trabalhado e houve o intuito de motivar os alunos para o espírito natalício que culminou numa bonita festa, onde todas as crianças participaram com canções, dramatizações, danças, poemas, seguidos da distribuição de chocolates, por todos, oferecidos pela Junta de Freguesia de São Pedro.
prof. Graça E. Pimentel

 
 

16/12/2014

11.º E - Mil ajudas, mil e um sorrisos

Os alunos do 11.º E do curso profissional de Apoio Psicossocial da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo protagonizaram uma campanha de solidariedade para com o Lar da Mãe de Deus que intitularam “Mil ajudas, mil e um sorrisos”.
O Lar da Mãe de Deus acolhe crianças e jovens em risco de toda a ilha de São Miguel.
“Mil ajudas, mil e um sorrisos” tratou da recolha de roupas, géneros alimentícios, produtos de higiene para bebé e brinquedos e contou com a colaboração dos párocos do concelho, da junta de freguesia de Água d’Alto e da generosidade de muitas pessoas.
No passado dia 10 de dezembro foi o dia da entrega das dádivas recolhidas. Com muita alegria e sensação do dever cumprido, os alunos deslocaram-se a Ponta Delgada e foram muito bem recebidos. Nas instalações do Lar da Mãe de Deus inteiraram-se da história da instituição, do trabalho desenvolvido e dos novos projetos.
A todos quantos contribuíram bem hajam “porque mais bem-aventurada coisa é dar que receber”.
prof. Paula Vieira



15/12/2014

EB1/JI MEF - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A escola EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira aderiu às atividades propostas pelo Núcleo de Educação Especial no âmbito da comemoração do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. 
Com base numa das ideias subjacentes à Declaração de Salamanca, foi transmitido aos alunos que a escola deve adequar-se a todas as crianças, qualquer que seja a sua condição física, social emocional, linguística ou de outro tipo. Após a esta sensibilização, os alunos registaram as suas ideias, opiniões e experiências, as quais foram expostas num mural para o efeito. Para além disto, a turma do 1.º ano desta escola participou na caminhada de sensibilização para a diferença.
prof. Lúcia Amaral

UNECA de Educação de alunos com Paralisia Cerebral ou Multideficiência

ANA: ― EU SOU IGUAL! 
Estas foram as palavras que a Ana quis levar, orgulhosamente, inscritas no cartaz que ostentou na marcha do Núcleo de Educação Especial da Escola, na sua cadeira, no dia 3 de dezembro: Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência, e que de acordo, com o seu pai:
“- Ela fez questão que ele fosse assistir”.

Para concretizar o planeamento da Unidade, para o Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência, a Ana teve um papel muito ativo, após ter debatido o conceito de Deficiência e Limitação, com a ajuda do Helmer, o elefante xadrez, com quem logo se identificou, pois também ela era diferente… Não andava, nem falava!... Depressa concluiu (não sem desgosto, porque gostaria de fazer as duas coisas!) que ERA IGUAL, com a ajuda da cadeira e da comunicação aumentativa. Então, todo mais o que surgiu teve de seguir para o átrio do piso 1 do Pavilhão C: um cartaz, com a sua cadeirinha; um muro a simbolizar a construção da inclusão que teve o contributo de alunos, funcionários, docentes e outros técnicos, muitos deles entregando-lhe a caixa pessoalmente… o que a deixou delirante. Por isso, a todos, um obrigada sentido.

No entanto, a Ana não se quedou, faltava mais uma coisa, para que tudo fosse perfeito, a culinária: os lanches. Afinal, fiquem sabendo que a Ana quer ser chefe, sim CHEFE DE COZINHA. Por isso, preparou uma gelatina para oferecer aos amigos das outras unidades e planeou o lanche convívio das mães, dando-me ordens expressas do que no grosso teria de conter. Claro que o fiz, com todo o carinho e alguma manha. Entre flores, manicures, chás e um aromático bolo de camadas, daqueles que nos despertam todas as papilas gustativas e salivamos de imediato, a psicóloga Clara, a anfitriã, falou dos apoios especiais, gratuitos e subsidiados, a sistemas aumentativos de comunicação, dados a pessoas com deficiência, pela fundação PT. Esta foi a nossa forma de fazer com que estas MÃES CORAGEM, pudessem falar dos seus filhos sem sentir o peso esmagador da diferença, como quando conversam com as mães dos inatingíveis (as crianças ditas normais), que as remetem sempre a um silêncio ensurdecedor, com os eternos e naturais “O meu filho faz…”.


Finalmente, eu, Patrocínia, companheira de luta de todos os dias desta Ana, testemunho-a como uma força da natureza, a lutar contra um corpo que teima em aprisionar a sua mente, a sua vontade, mas não a luz de ser alguém muito especial!

A mim, como professora, só me resta dizer: ― quero ser como tu Ana, incansável, na luta para que não se deixe esmorecer a Inclusão, pois é algo que depende da atitude individual de cada um, fazendo ecoar a minha voz num sonoro: DEIXEM A ANA SER IGUAL!

docente M. Patrocínia Arruda

EMRC 8.º ano - Aulas de Meditação

"Nesta última semana de testes e trabalhos e como uma forma de relaxamento, os alunos de todas as turmas do 8.º ano (A, B, C, D e E), acompanhados pela professora de Educação Moral e Religiosa Católica, Paula Vasconcelos, participaram em aulas de meditação no auditório cujos temas foram: a imagem de Deus Oleiro e a imagem de Deus Mãe. Nestas meditações, os alunos puderam refletir sobre a imagem que têm de si e das suas mães. Na meditação sobre a imagem de Deus Oleiro, os alunos imaginaram um quarto com várias peças de barro, umas rachadas, umas aos pedaços e outras completamente desfeitas, mas todas aproveitáveis. Assim, eles e imaginaram, como peças de barro que, apesar dos seus “defeitos” também se podem restaurar e aproveitar. É assim que Deus nos vê, como seres imperfeitos, mas todos capazes de serem melhores no futuro. Na meditação de Deus Mãe, os alunos refletiram sobre as suas mães, sobre o que elas fazem por eles agora, como elas nos preparam para o futuro e como cuidam de nós, tal como Maria cuidou do seu Filho Jesus. Foram meditações fortes, nas quais grande parte dos alunos se emocionou."
prof. Paula Vasconcelos

 
 

10/12/2014

3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Pequenos detalhes fizeram a diferença
A unidade especializada ocupacional este ano não deixou passar este dia sem explorarmos as diferenças que existem nas pessoas. 
Ao participarmos na caminhada pela diferença fizemos nós a diferença, fomos capazes de mostrar à nossa comunidade o quanto é importante sabermos que existe um dia destinado a lembrar que somos iguais, diferentes.
Em marcha caminhamos junto com as quatro prés da escola António dos Santos Botelho e uma turma do primeiro ano da professora M. Laura Brandão, a unidade especializada multideficiência, a unidade dos autistas, eramos alguns, bastantes a seguir um percurso pelas ruas da vila. Que bonito, um tapete de gente que se movimentava e seguia mostrando que podemos, que somos capazes, que existimos. Como expressavam os meninos do pré “uau, ruas só para nós”.
As fotografias mostram apanhados de momentos 
Agradecemos a participação de todos, a colaboração dos docentes, o serviço da polícia que tão importante foi. Agradecemos a colaboração da unidade especializada dos autistas na colaboração dos cartazes, que importante que é sermos capazes e demonstrar que comunicamos de diversas formas.
Um dia registado em flashes e para sempre na nossa memória. 
Em mural registamos o que pensam as pessoas do que é ser diferente, um muro de emoções, de sentimentos, de expressões, da alma, do sentir, do Ser.

 


09/12/2014

EB1/JI FMG: Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro, a docente do Núcleo de Educação Especial, em colaboração com as docentes titulares e do apoio educativo e assistentes operacionais, da EB1/JI Francisco de Medeiros Garoupa, comemoraram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a elaboração de um mural, no qual cada aluno, docente e assistente operacional poderiam escrever uma palavra, frase ou desenhar uma imagem alusiva ao tema. Esta atividade tinha como finalidade sensibilizar toda a comunidade educativa, para o tema em questão. Deste modo, todos participaram com interesse e motivação.
prof. Suzete Amaral

 
 
 


03/12/2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro)

As imagens abaixo mostram as informações que passaram na televisão do pavilhão central da EBSVFC aquando do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Estas imagens foram realizadas pela psicóloga e coordenadora do S.P.O., Mónica Domingues.

 


Cartaz da Feira Solidária 2014

Abaixo segue o cartaz da Feira Solidária 2014, organizada pela comissão de eventos da EBSVFC.



Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...