Na semana de 28 de março a 1 de abril de 2022, a EB1/JI Francisco de Medeiros Garoupa, na freguesia de Água d'Alto, desenvolveu a sua Semana da Leitura, como já vem sendo habitual, na última semana do segundo período escolar. Este ano, com um sentido propósito de celebração pois o Clube de Leitura deste Núcleo Escolar comemora 10 anos de plena atividade.
Prosa, poesia, teatro, artes plásticas, jogos, música e canções, e muitos livros povoaram salas de aula, a biblioteca, o recreio e até a horta. Todas as turmas, do Pré-escolar ao 4º ano, tiveram direito a, pelo menos, duas atividades diferenciadas e a eles dirigidas sendo elas dinamizadas pela coordenadora do Clube de Leitura, professora Eugénia Leal, pela Débora Medeiros (colaboradora apoiada pela Câmara Municipal) e pelo Roda Viva (Raquel e Karen) da Casa do Povo de Vila Franca do Campo. Também como dinamizadores oficiais surgiram as turmas do 3º e 4º anos que prepararam peças de teatro (ensaiados pela Débora) para apresentarem aos mais novos. Nestes grupos de atores, todos tiveram direito a um papel e as revelações, como sempre, foram surpreendentes (desde a participação dos mais tímidos, à exuberância performativa de outros).
De registar que o Clube de Leitura da EB1/JI Francisco de Medeiros Garoupa abrange quase 100% do total dos alunos que só faltam às atividades semanais se tiverem outra atividade ou situação de vida incompatível. Também deve-se tomar nota que o Clube funciona fora do horário escolar e que, contrariamente ao que se pudesse antever, isto nunca foi impedimento para a participação voluntária dos alunos.
Os resultados destas boas práticas dificilmente serão mensuráveis para um simples observador externo, mas quem trabalha neste Núcleo Escolar, nesta comunidade e com estas crianças (incluindo as suas famílias) testemunha o quanto o Clube de Leitura faz diferença na vida escolar dos seus educandos. O entusiasmo, a alegria, a vontade de participar, o aumentar da curiosidade têm-se manifestado em crescendo ao longo dos últimos 10 anos. O desenvolvimento passa pela educação. Certo! Mas se a educação promover a felicidade, maior será o desenvolvimento!
E o gosto pela leitura aprende-se, tal como a felicidade!
prof. Maria Eugénia Leal (coordenadora do Clube de Leitura)
Sem comentários:
Enviar um comentário