Fomos atendidos pelo agente Monteiro, que começou por nos mostrar a sala de rádio, onde os agentes recebem as comunicações e ordens de serviço.
A seguir, o professor José Manuel Pontes fez o teste de álcool. O primeiro resultado foi 0,00. Mas o senhor agente Monteiro deu um pouquinho de aguardente ao senhor professor e o resultado, depois de efetuado o teste do balão foi: 3,30. A título de brincadeira, o professor ficou detido numa cela, por excesso de álcool. Claro está que isto foi uma experiência, para verificarmos o efeito do álcool e também o modo como funcionam as celas, sobretudo o sistema de vigilância e de comunicação entre os detidos e os agentes de serviço. O senhor agente Monteiro também alertou para os efeitos do álcool no nosso comportamento e na condução.
Depois, vimos a sala de formação, os vestiários e as camaratas dos agentes, sempre acompanhados pelo senhor agente, o qual nos apresentou a um agente da brigada de Investigação Criminal, que nos explicou quais as suas funções e também a função da Brigada de Investigação, também conhecida como EIC ou Esquadra de Investigação Criminal.
O senhor agente Monteiro também nos conduziu até ao gabinete do segundo comandante da esquadra, o qual também nos explicou alguns dos procedimentos e funções relacionadas com o funcionamento da esquadra. De seguida, passámos para o gabinete do senhor Comissário. O agente Monteiro explicou que o senhor comissário tinha um crachá dourado, ao contrário dos outros agentes cujo crachá é prateado, pelo facto de ter frequentado com sucesso a escola superior de polícia e que as estrelas que ele trazia ao ombro, também douradas, indicavam a sua patente. O senhor comissário também nos disse algumas palavras.
Finalmente, dirigimo-nos para o pátio da esquadra, onde se situa o canil e o parque de estacionamento. Aí vimos a Unidade Cinegética, composta por cães que detetam drogas e também uma das viaturas oficiais da polícia: o carro da polícia. Mas, a melhor parte, foi quando regressámos à escola no carro da polícia.
Os docentes:
José
Manuel Pontes
Noélia
Santos
Susete
Amaral
Sem comentários:
Enviar um comentário