Nós, alunos das turmas TPCA – 2.º e 4.º Anos, da EBS de VFC, fomos visitar no dia 17 de janeiro de 2019, pelas 9h:30m, a Olaria – Museu Mestre António Batata.
A senhora oleira Alexandra Costa recebeu-nos com a sua simpatia e mostrou-nos o espaço. Seguidamente, a senhora contou-nos que a casa (olaria – museu) pertencia ao senhor Mestre António Batata, mas atualmente está afeta à Câmara Municipal de VFC e que o barro vinha da ilha de Santa Maria. Também nos disse que o espaço está dividido em três partes: as três rodas; o buraco, onde se encontra o barro e o forno elétrico. Mostrou-nos os utensílios/materiais que o oleiro precisa para fazer uma peça de barro, que são: o pano de rede; cana; fio de seda; água; barro e a roda.
Depois, cada um de nós teve o prazer de se sentar na roda do oleiro e fazer uma “tigela” pequena de barro. Aprendemos que temos que colocar primeiro o pedaço de barro em cima de uma madeira redonda; com as mãos, amassar com força o barro até ficar mais amolecido e ao mesmo tempo, com o pé girar na roda e, finalmente, com os dedos dar forma à nossa “tigela”.
Às 10h:30m, fizemos um intervalo e lanchamos à beira mar. No final, ainda fomos ver o forno de loiça antigo (anexo à casa), onde todos os oleiros da vila coziam as suas loiças de barro, que durava dois dias a cozer. Fomos ver, também, o Forno- Museu Manuel Jacinto Carvalho, que era um forno também coletivo e tivemos a oportunidade de ver exposto neste forno, um presépio feito em barro.
Gostámos muito da visita, pois foi muito interessante e educativa!
Professores: José Pontes e Susete Amaral
Sem comentários:
Enviar um comentário