Na nossa escola, EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, situada no Concelho de Vila Franca do Campo, na Freguesia de São Pedro, resolvemos inscrevermo-nos, de novo, no Programa Eco-Escolas, uma vez que já o desenvolvemos desde 2007. Representa um conjunto de atividades de educação ambiental a serem desenvolvidas na comunidade com a ajuda de todos, em prol da aquisição de hábitos de preservação dos recursos naturais e de proteção do nosso Planeta. Para a sua realização contamos com a ajuda de vários parceiros, entre eles a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a Junta de Freguesia de São Pedro, o Parque Natural da Ilha de São Miguel, a MUSAMI, a AMISM, os encarregados de educação, os alunos e professores e assistentes operacionais, entre tantos outros Serviços de Educação Ambiental da Ilha de São Miguel.
Quem consultar na net este Programa poderá ler que “o Programa Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.”
Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta”. Resta destacar que as crianças e comunidade são os principais agentes da mudança pretendida em termos de práticas diárias.
prof. Maria Laura Brandão (projeto Eco-Escolas)
Sem comentários:
Enviar um comentário