Nos dias 9 e 16 de outubro deste ano letivo, as turmas Vocacional A e B do 9.º ano, na área vocacional Tecnologias da Informação e Comunicação, participaram numa visita de estudo ao Núcleo Museológico da RTP/Açores, sendo acompanhados pelas professoras Eulália Baptista e Maria José Amaral. Com esta visita de estudo pretendeu-se proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre os conteúdos programáticos (relacionados com a multimédia), através de atividades fora do contexto de aula; estimular uma relação proactiva com os Media, em particular com a imprensa e familiarizar os participantes com as mais diversas ferramentas de divulgação da notícia e de produção de conteúdos multimédia.
A visita guiada pela Dr.ª Maria Luísa Bairo, Coordenadora do núcleo, deu-se início com uma pequena introdução sobre os objetivos do núcleo museológico dedicado à rádio e à televisão, espaço este que inclui peças do acervo da empresa e de particulares. O espaço visitado é suportado maioritariamente pela componente multimédia, permitindo mostrar o passado através das novas tecnologias, olhando também para o futuro.
A Dr.ª Maria Luísa Bairo explicou que o principal objetivo do núcleo museológico é revisitar as sete décadas do Emissor Regional dos Açores da Emissora Nacional, depois RDP/Açores e agora Antena 1 Açores, e as quatro décadas da televisão açoriana, e recordar episódios marcantes da história das nove ilhas dos Açores, contando sempre com a riqueza dos conteúdos informativos históricos, com recurso às novas tecnologias. No núcleo museológico os alunos tiveram a oportunidade de experienciar as cabines, onde década a década é contado o dinamismo da história açoriana, e o espaço interativo de cenário virtual.
Visitou-se, também, o novo estúdio da RTP/Açores onde são recebidos, trabalhados e emitidos todos os conteúdos dos vários canais da RTP, e o estúdio da RDP, onde participaram numa pequena entrevista em direto com o locutor Sidónio Bettencourt.
O balanço da visita foi muito positivo pois foi, no seu todo, muito esclarecedora, proporcionadora de uma experiência muito rica e inesquecível para os alunos que participaram.
professoras Eulália Baptista e Maria José Amaral