16/12/2017

Núcleo Ed. Especial: Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

“A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.”
Thaís Moraes

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa Portadora com Deficiência, o Núcleo de Educação Especial organizou duas atividades para um público-alvo distinto. Uma para docentes e outra para alunos.
A primeira, aquela que tinha como público-alvo, o corpo docente dos Ensinos Pré-escolar, 1.º Ciclo e Núcleo de Educação Especial, ocorreu no passado dia 6 de dezembro, no auditório da nossa escola, uma palestra intitulada “O ABC da Psicomotricidade”. Esta foi realizada em colaboração com as psicomotricistas Dra Carolina Arruda e Dra Marta Santos do Centro Infanto Juvenil dos Açores (CDIJA). 
Num momento mais teórico foram delineados os objetivos: compreender o que é a Psicomotricidade e as suas vertentes; identificar domínios de atuação do psicomotricista; identificar as incidências da terapia psicomotora; entender o desenvolvimento psicomotor da criança; reconhecer sinais de alerta no desenvolvimento psicomotor da criança e verificar a relação entre os fatores psicomotores e as aprendizagens escolares. E um momento mais prático de observação de técnicas de intervenção psicomotora, com recurso a casos práticos, como a disgrafia motora, perturbação de hiperatividade com défice de atenção e perturbação do espetro do autismo. Ainda houve espaço para esclarecimento de dúvidas e partilha de saberes. 
Dada a quadra natalícia, esta atividade teve também um cariz solidário, onde cada presente podia contribuir com um género alimentar a reverter para um cabaz a favor de alunos carenciados do Núcleo de Educação Especial.
A segunda atividade, aquela direcionada para os alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino regular tinha como objetivo a divulgação sobre o trabalho desenvolvido com crianças/alunos com características individuais e perfis de funcionalidade muito específicos (turmas Ocupacional, TVA DOV, PEA e Uneca Socioeducativa) e sua sensibilização para as diferentes deficiências. O modo de divulgação utilizado foi a visualização de um powerpoint e pequeno vídeo.
Ao longo do dia 4 de dezembro, este mesmo vídeo e powerpoint puderam ser visualizados por toda a comunidade educativa, pois estavam expostos na televisão do pavilhão D da EBS.
prof. Rita Bronze (coord. NEE)

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