16/12/2017

EB1/JI MEF: Festa de Natal

No dia 15 de dezembro, a EB1/JI padre Manuel Ernesto Ferreira realizou a tradicional festa de Natal, com toda a comunidade escolar. Foi possível assistir a vários números, preparados com muito carinho e onde se pôde observar vários talentos e aptidões. A festa contou com a colaboração da CMVFC e da EBS. O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Flávio Pacheco, também colaborou na festa, oferecendo ao núcleo escolar uma aparelhagem de som.
prof. Graça Estrela Pimentel




EB1/JI MEF: 1.º convívio desportivo 2017/2018

No passado dia 12 de dezembro foi realizado o 1.º convívio desportivo, do ano letivo, no núcleo escolar da EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, sob a excelente coordenação do professor Bruno Gomes. As crianças puderam realizar várias atividades, distribuídas por várias estações, entre elas: ginástica, tração à corda, skates, bola pelo túnel, corrida a três pés, lançamento ao cesto, raquetes com bola e barra do lenço.
As atividades decorreram de acordo com as expetativas, os alunos conviveram e apresentaram muito entusiasmo durante a realização das mesmas.
prof. Graça Estrela Pimentel




Núcleo Ed. Especial: Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

“A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.”
Thaís Moraes

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa Portadora com Deficiência, o Núcleo de Educação Especial organizou duas atividades para um público-alvo distinto. Uma para docentes e outra para alunos.
A primeira, aquela que tinha como público-alvo, o corpo docente dos Ensinos Pré-escolar, 1.º Ciclo e Núcleo de Educação Especial, ocorreu no passado dia 6 de dezembro, no auditório da nossa escola, uma palestra intitulada “O ABC da Psicomotricidade”. Esta foi realizada em colaboração com as psicomotricistas Dra Carolina Arruda e Dra Marta Santos do Centro Infanto Juvenil dos Açores (CDIJA). 
Num momento mais teórico foram delineados os objetivos: compreender o que é a Psicomotricidade e as suas vertentes; identificar domínios de atuação do psicomotricista; identificar as incidências da terapia psicomotora; entender o desenvolvimento psicomotor da criança; reconhecer sinais de alerta no desenvolvimento psicomotor da criança e verificar a relação entre os fatores psicomotores e as aprendizagens escolares. E um momento mais prático de observação de técnicas de intervenção psicomotora, com recurso a casos práticos, como a disgrafia motora, perturbação de hiperatividade com défice de atenção e perturbação do espetro do autismo. Ainda houve espaço para esclarecimento de dúvidas e partilha de saberes. 
Dada a quadra natalícia, esta atividade teve também um cariz solidário, onde cada presente podia contribuir com um género alimentar a reverter para um cabaz a favor de alunos carenciados do Núcleo de Educação Especial.
A segunda atividade, aquela direcionada para os alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino regular tinha como objetivo a divulgação sobre o trabalho desenvolvido com crianças/alunos com características individuais e perfis de funcionalidade muito específicos (turmas Ocupacional, TVA DOV, PEA e Uneca Socioeducativa) e sua sensibilização para as diferentes deficiências. O modo de divulgação utilizado foi a visualização de um powerpoint e pequeno vídeo.
Ao longo do dia 4 de dezembro, este mesmo vídeo e powerpoint puderam ser visualizados por toda a comunidade educativa, pois estavam expostos na televisão do pavilhão D da EBS.
prof. Rita Bronze (coord. NEE)

EB1/JI MEF: Natal Ecológico

O Núcleo da EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira participou na iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, denominada “Natal Ecológico”, onde o desafio lançado foi a elaboração de figuras para serem colocadas no relvado do Açor-Arena, como decoração de Natal, utilizando de garrafas recicladas. Para tal, contou com a colaboração da educadora Fátima Moreira, a ajuda do pessoal auxiliar da escola e das encarregadas de educação.
prof. Graça Estrela Pimentel

 
 

13/12/2017

Programa de Combate à Violência e Promoção da Cidadania

O Programa de Combate à Violência e Promoção da Cidadania surge de uma parceria entre a DRE e a EPIS. Tem como objetivo a diminuição dos índices de violência nas escolas dos Açores e a promoção da cidadania, incrementando valores de tolerância, solidariedade, empatia, amabilidade, respeito ao próximo e altruísmo nos alunos.

Presidente do CPVPC: Graça Ventura Melo (presidente do Conselho Executivo)

     Constituição da equipa responsável pelo GPVPC
Coordenadora: Clara Simões (SPO)

Mentoras: Cláudia Passos (docente), Margarida Almeida (docente), Paula Vasconcelos (docente), Bruna Baptista (SPO), Zenaide Henrique (assistente operacional) e Zenaide Tavares (assistente técnica)

Segue abaixo a fotografia da mascote "Zap" (criação da Professora Ana Quintas e o vencedor do concurso "Dá um nome à mascote" Hugo Veríssimo), bem como,  uma fotografia  do logótipo do gabinete da autoria do professor Carlos Antunes.





Eco-Escolas: Atividades do 1.º período

Seguem abaixo algumas das atividades realizadas no âmbito do projeto Eco-Escolas durante o 1.º período, sob a orientação da prof. Sónia Santos.

 
 

08/12/2017

"O Ilhéu" n.º 22: Suplemento no Jornal "Açoriano Oriental"

A Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo colabora com o jornal Açoriano Oriental através da publicação de um suplemento mensal intitulado "O Ilhéu", cujo projeto se encontra sob a orientação das professoras Sílvia Pereira e Dora Abreu. Podem consultar a 22.ª publicação deste suplemento no link abaixo.


06/12/2017

3.º e 4.º TPCA: Visita de Estudo aos Bombeiros de V.F.C.

No dia 24 de novembro de 2017, os alunos das turmas TPCA – 3.º e 4. Anos, da Escola Básica e Secundária de V.F.C., no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e de Cidadania, participaram na visita de estudo à instituição dos Bombeiros de Vila Franca do Campo.
Na instituição os alunos foram recebidos por um bombeiro voluntário. Ele disse que os bombeiros fazem um pouco de tudo, por exemplo: apagar incêndios; resgatar animais; transportar doentes, idosos e alunos; rebocar carros avariados …
De seguida, o senhor mostrou os carros de bombeiros e as ambulâncias e o material que faz parte e que existe nos veículos (mangueiras, lanternas, garrafas de oxigénio, capacetes, geradora, máquina de medir a tensão…); o depósito de água; o vestiário, com o equipamento dos bombeiros e a central de comunicação.
O senhor bombeiro acrescentou que a instituição é constituída por cinquenta bombeiros (voluntários e assalariados) e que havia aulas para crianças e adolescentes que querem ser bombeiros, um dia. 
Finalmente, deram um passeio no camião dos bombeiros e ainda ofereceram aos alunos boleia até à escola numa ambulância e num jipe.
As turmas gostaram muito da visita, porque foi interessante e aprenderam muitas curiosidades sobre a instituição visitada.
prof. Susete Amaral e prof. Noélia Santos

 

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...