No dia 10 de novembro de 2017, nós (alunos das turmas TPCA – 3.º e 4.º anos), da EBS de V.F.C., no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e Cidadania, lecionadas pelas docentes Noélia Santos e Susete Amaral, participamos na visita de estudo à Olaria, que fica situada na Rua dos Oleiros.
Partimos da escola, pelas nove horas e, devido às condições climatéricas, parámos na Biblioteca Pública, a qual vamos visitar na próxima semana.
Na olaria, o senhor João da Rita, oleiro, mostrou-nos como se trabalha o barro e contou-nos um pouco sobre o desenvolvimento da sua atividade. “A rede de pesca é a toalha do oleiro”, asseverou o senhor oleiro, acrescentando que a rede de pesca “é que dá obediência”. Também ouvimos falar de Santo António, o santo padroeiro dos oleiros e das tendas – olarias – onde o senhor João da Rita já desenvolveu a sua atividade. Vimos o senhor João da Rita a moldar uma tampinha, três potes e uma tigela de tender pão.
As tradicionais loicinhas de barro, que se costumam vender nas festas do Senhor da Pedra, estavam lá no expositor. Agora já não são os brinquedos das crianças, são obras de arte, são fragmentos de memória e fios condutores da nossa história coletiva.
prof. Susete Amaral e prof. Noélia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário