No passado dia 13 de abril, o Departamento de Ciências Experimentais e Tecnologias, em parceria com o Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade dos Açores, dinamizou dois workshops de programação (um em Scratch e outro em KODU) e um workshop de ARDUÍNO destinado aos alunos do 2.º, 3.º ciclos e secundário.
O Scratch é uma nova linguagem de programação que permite criar as nossas próprias histórias interativas, animações, jogos, música e arte. A programação é efetuada através da criação de sequências de comandos simples, que correspondem a blocos de várias categorias, encaixados e encadeados de forma a produzirem as ações desejadas.
Com KODU, uma linguagem de programação visual, os alunos criaram e partilharam histórias, jogos e animações interativas num ambiente tridimensional.
Na sessão de ARDUÍNO, os alunos do secundário trabalharam com kits de construção robótica, que, seguindo as orientações e o código de programação C, conseguiram criar sensores de temperatura e humidade.
Além de ser uma nova atividade extracurricular, não nos podemos esquecer que aprender uma linguagem de programação permite o desenvolvimento do raciocínio lógico, criando uma nova forma de pensar e ver as coisas ao nosso redor.
Nas palavras de Elena Silenok, fundadora do site Clothia.com, “criar coisas com as mãos, ou escrever códigos, criar programas, são apenas diferentes formas de expressar a criatividade”. Certa vez, Steve Jobs disse, numa entrevista, que “todos deveriam aprender a programar, porque ensina como pensar”.
Os alunos demonstraram bastante entusiasmo e interesse!
Estas sessões fizeram parte das atividades da 4.ª Semana da Ciência, Tecnologia e Segurança do mesmo departamento.
prof. Eulália Baptista
Sem comentários:
Enviar um comentário