Guilherme Rodrigues - 3.º ASB C
A minha turma, 3.º ano C da Escola Básica 1/JI prof. António dos Santos Botelho, tem «Filosofia para Crianças» há dois anos com a senhora professora Paula e o senhor professor Fernando Vieira.
Às terças-feiras, reunimos a nossa “Comunidade de Investigação Filosófica”.
Nestas sessões, eu gosto de aprender coisas novas e de desenvolver mais o pensamento. Também gosto de ver os filmes, de fazer os trabalhos, de pensar em perguntas filosóficas. As perguntas filosóficas fazem-nos pensar, e todos os alunos dão a sua opinião.
Acho importante dar a minha opinião sobre um assunto e, no fim de cada sessão, fazemos a sua avaliação.
Também aprendemos regras, como por exemplo: esperar que passem o caracol, que é a nossa mascote e, só aí, é que podemos falar.
As sessões de «Filosofia para Crianças» são muito importantes, porque nos ajudam a desenvolver o pensamento. Por isso, é que eu gosto de ter essas sessões.
Inês Amorim - 3.º ASB C
Filosofia para Crianças é uma comunidade onde investigamos várias coisas, mas também há regras que temos de cumprir:
1º - levantar o dedo para falar;
2º - só fala quem tem o caracol na mão;
3º - não interromper os colegas.
Na penúltima sessão de filosofia vimos um PowerPoint que contava uma história. Ela chamava-se: “O cão e o lobo”, nessa sessão demos soluções e ideias sobre a liberdade.
Nós dialogamos uns com os outros, damos as nossas opiniões sobre vários temas, o que é bom.
A filosofia é muito engraçada e divertida.
Adoro a Filosofia!
Leonor Bolarinho - 3.º ASB C
Olá! Eu sou a Leonor e na minha turma, a minha professora concorreu a uma atividade chamada “Filosofia para Crianças”.
Quem nos vem dar as sessões são os professores Paula e Fernando Vieira da Escola Secundária de Vila Franca.
Quando começamos as sessões há uma “Expressão Mágica”, pois se não a dissermos ficamos sem fazer nada, e esta expressão é: “comunidade de investigação filosófica.”
Depois de dizer esta frase trabalhamos alguns temas, por exemplo: histórias O cão e lobo, Pequenos Filósofos…
As regras desta comunidade são:
-Levantar o dedo para falar;
-Falar só quem tem o caracol na mão;
-Ficar em silêncio;
-Nós avaliamos a sessão;
As avaliações são: muito bom, bom e não gostei; E temos que dizer sempre o porquê.
- Eu gosto muito de Filosofia!!!
Na “Filosofia” há perguntas não filosóficas como por exemplo: - Posso ir à casa de banho?
As perguntas filosóficas são perguntas que nos fazem pensar muito, podemos ter respostas e opiniões diferentes dos outros.
Em algumas sessões investigamos “O que é o medo?”, “O que é a liberdade?” e “O que é ser humano?”.
Há muitas mais perguntas que podemos fazer aos professores, como por exemplo “O que é a saudade?”.
Gosto muito das aulas de “Filosofia”, porque também nos divertimos e percebemos um pouco mais as coisas.
Maria Helena Arruda - 3.º ASB C
O projeto “Filosofia para Crianças” é um projeto muito interessante, curioso, e que nos ajuda a pensar. A nossa turma fez bem em ter este projeto.Na “Filosofia” há perguntas não filosóficas como por exemplo: - Posso ir à casa de banho?
As perguntas filosóficas são perguntas que nos fazem pensar muito, podemos ter respostas e opiniões diferentes dos outros.
Em algumas sessões investigamos “O que é o medo?”, “O que é a liberdade?” e “O que é ser humano?”.
Há muitas mais perguntas que podemos fazer aos professores, como por exemplo “O que é a saudade?”.
Gosto muito das aulas de “Filosofia”, porque também nos divertimos e percebemos um pouco mais as coisas.
Sem comentários:
Enviar um comentário