No passado dia 23 de fevereiro, a enfermeira Sílvia Guerreiro, do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, veio à nossa escola, EB1/JI padre Manuel Ernesto Ferreira, e deu uma formação sobre o sistema reprodutor às duas turmas do 3.º ano de escolaridade.
A reprodução é muito importante, pois é através dela que nós existimos. Quando nascemos as diferenças entre meninos e meninas não são muitas e só as notamos através dos órgãos sexuais.
Ao crescermos, as nossas diferenças acentuam-se e, a “olhos vistos”, apercebemo-nos da desigualdade. Com o desenvolvimento do corpo, os órgãos internos e externos também se desenvolvem e formam-se totalmente.
Vimos como se forma um novo ser e as etapas da fecundação até ao nascimento, bem como alguns cuidados a ter aquando de uma gravidez.
Esta sessão de esclarecimento foi muito importante, porque veio complementar o que tínhamos aprendido nas nossas aulas de estudo do meio. Por último, é de salientar que ensinaram-nos a aprender a perceber a nós próprios e aos outros, aceitar as mudanças físicas da maturação sexual e aceitar a nova corporeidade e a do sexo oposto.
Os alunos do 3.º D, MEF
prof. Olga Frias
Sem comentários:
Enviar um comentário