Este post é escrito para os (nossos alunos) apaixonados do vulcanismo, para cativar os que ainda não “o conhecem”, e o currículo se encarregará de dar a conhecer, e para os curiosos das origens das ilhas Açorianas.
“Santa Maria faz-me lembrar A Ilha do Tesouro, o clássico literário de 1883, escrito por Robert Louis Stevenson. Sempre que ali estou em trabalho de campo de paleontologia e descubro uma espécie que não conheço, sinto-me na pele do herói daquele livro, Jim Hawkins. A diferença é que, enquanto este jovem procurava uma arca cheia de ouro, o meu tesouro são os fósseis que, nos Açores, só existem nesta ilha.”
Sérgio Ávila in Paleo Park Santa Maria
Foi numa visita (geológica), neste início de ano letivo, à ilha mais antiga do arquipélago – Santa Maria, que um elemento da Eco Escola da EBSVFC se deparou com uma série de artefactos geológicos e paleontológicos, alguns únicos no arquipélago.
Santa Maria foi a primeira ilha a ser descoberta, a primeira ilha a ser povoada e, foi igualmente, a primeira ilha dos Açores a formar-se, emergindo há cerca de 10 milhões de anos dos fundos oceânicos evolventes. Esta provecta idade e o seu diversificado passado geológico estão na base das características geológicas e paisagísticas ímpares que tem para oferecer.
prof. M.ª Antónia Guedes
Sem comentários:
Enviar um comentário