14/06/2013

Peça de teatro sobre Luís Vaz Camões

"Na aula de Português estávamos a analisar vários poemas de Luís Vaz de Camões e a nossa professora, Natacha Miranda, apresentou-nos uma grande ideia que consistia em juntar a turma toda e fazer uma peça de teatro para apresentar a vida deste grande poeta. Esta peça fez com que aprendêssemos e compreendêssemos mais a vida que ele levou, que por sinal não foi muito fácil.
Pensa-se que nasceu em 1525, possivelmente em Lisboa. Admite-se que tenha estudado em Coimbra mas, no entanto, não se encontrou, até hoje, qualquer documento que prove a sua passagem pela universidade. Sabe-se que perdeu o olho direito numa guerra. Sabe-se também que o poeta era muito apaixonado pelas mulheres daquela época. Em 1552, numa briga, feriu um funcionário do Rei, pelo que foi preso na Cadeia do Tronco, onde permaneceu uma boa temporada. Perdoado pelo funcionário do Rei, Camões foi libertado, indo assim pedir perdão ao Rei. Este mandou-o para a Índia, prestar serviço militar durante 3 anos. Sabe-se igualmente que sofreu um naufrágio e que salvou o seu manuscrito, “ Os Lusíadas” a nado. Salvando-se do naufrágio, vários amigos mandaram-no para Lisboa, pois ele estava na miséria. De volta a Lisboa, em Abril de 1570, preparou a publicação d’ “Os Lusíadas”, poemas épico dedicado ao Rei D. Sebastião, que lhe concedeu uma renda anual de 15 000 reais brancos, mas que nem sempre era paga. “ Os Lusíadas” são finalmente publicados em 1572. Morreu na miséria, no dia 10 de Junho de 1580. Foi enterrado no convento de Sant’Ana. 
Nesta atividade retiramos bons momentos pois passamos algum tempo mais juntos e divertimo-nos imenso. Também acabamos por aprender a trabalhar mais em conjunto. No geral, toda a turma gostou muito de ter participado neste evento, principalmente o Diogo Mansinho que esteve na pele de Luiz Vaz de Camões. Este achou a experiência muito divertida e enriquecedora pois, com esta experiência, aprendemos muita coisa. A turma em geral pretende continuar a desenvolver este tipo de iniciativa. Conhecer a vida e ler analisar alguns poemas de Camões foi muito interessante porque não serviu apenas para a aula de Português mas também para adquirir Cultura."


Ana Medeiros, aluna do 10.º E (curso profissional de apoio psicossocial)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...