30/10/2017

Eco-Escolas: Parque Aberto – Ilustrar o Parque Natural

Decorreu no passado dia 22 de outubro de 2017 uma atividade do Parque Aberto na Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades.
A atividade incluiu palestra, passeio interpretativo e oficina artística com sessões sobre ilustração científica e as áreas protegidas do Parque Natural. Incluiu ainda uma saída de campo para ilustração de aspetos naturais da paisagem.
Foram parceiros nesta atividade o Professor Doutor Frias Martins, Paulo Brilhante, Carlos Medeiros e a Sociedade Afonso Chaves.
“O Parque Aberto pretende ser um programa agregador de todas as atividades promovidas nas áreas dos Parques Naturais de Ilha, quer pelas equipas dos Parques, quer pelos seus Parceiros, procurando conceber atividades que envolvam e se adequem a toda a comunidade, com o intuito de sensibilizar e unir esforços, rumo a uma sociedade com hábitos cada vez mais ecológicos e sustentáveis.”
prof. Maria Antónia Guedes



Eco-Escolas: Parque Aberto - À descoberta de cogumelos nas Sete Cidades

Decorreu no passado dia 21 de outubro de 2017 uma atividade do Parque Aberto na Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades, com parceria de  Robert Schnitzer  e Christine Schultz.
Foi um workshop de identificação e colheita de cogumelos com abordagem às características, ecologia e uso dos cogumelos na cozinha.
“O Parque Aberto pretende ser um programa agregador de todas as atividades promovidas nas áreas dos Parques Naturais de Ilha, quer pelas equipas dos Parques, quer pelos seus Parceiros, procurando conceber atividades que envolvam e se adequem a toda a comunidade, com o intuito de sensibilizar e unir esforços, rumo a uma sociedade com hábitos cada vez mais ecológicos e sustentáveis.”
prof. Maria Antónia Guedes


29/10/2017

Núcleo de Ed. Especial: Confeção de pão biotecnológico

No dia 18 de outubro, os alunos das turmas TVA DOV, Ocupacional e PEA receberam com entusiasmo duas técnicas do Observatório Microbiano dos Açores, para a concretização da atividade “Pão biotecnológico”.
Esta atividade consta no plano anual de atividades do Núcleo de Educação Especial e tem como objetivo promover novas estratégias de ensino-aprendizagem entre a escola e a comunidade, neste caso o OMIC.
Os alunos depois de uma explicação simples, funcional e adequada aos seus perfis de funcionalidade e características de cada grupo de trabalho, puderam preparar e confecionar pão utilizando levedura liofilizada (que para os nossos alunos foi explicada como o fermento em pó, seco). Tudo feito por etapas e de maneira muito funcional. Conseguiram perceber a importância da levedura/fermento na preparação de pão.
Enquanto o pão cozia, as técnicas do OMIC muito pacientemente e mais uma vez de forma muito simples e concreta, explicaram em que consistia a microscópia das leveduras, fungos não visíveis a olho nu, sendo visualizados apenas com o auxílio de um microscópio. E assim foi. Os alunos puderam observar esses seres vivos tão minúsculos com a ajuda desse precioso instrumento. 
No final da atividade e depois de tudo limpo e arrumado tiveram a oportunidade de lanchar pão com manteiga ou doce.
Foi uma manhã diferente, mas muito produtiva e educativa.
As professoras Patrocínia, Regina e Rita

 

Núcleo Ed. Especial: Dia da Alimentação

Comemorar o Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para relembrar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Assim, as turmas Ocupacional, EAPEA e TPCA (3.º e 4.º anos) do Núcleo de Educação Especial, da EBS de V. F. C confeccionaram uma salada e uma espetada de fruta, com intuito de marcar esta data e sensibilizar os alunos para a importância de hábitos de vida saudáveis, como a adição de comportamentos alimentares saudáveis.
Cada aluno cooperou com um ingrediente e envolveram-se com grande entusiasmo e iniciativa na preparação e confeção de cada produto acima apresentado.
 As docentes Noélia, Susete, Regina e Rita

 

27/10/2017

EB1/JI MEF: Projeto "Heróis da Fruta"

O Projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). As escolas que desejam participar inscrevem-se de forma voluntária no mesmo. Atualmente é o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal, concebido especificamente para motivar as crianças entre os 2 e os 10 anos a adotar e manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, através de um modelo motivacional inovador, desenhado para jardins-de-infância e escolas básicas do 1.º ciclo. Na Escola da freguesia de São Pedro, EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira estão inscritas a turma A do pré-escolar, duas turmas do 1.º ano e a do 4.º ano. Tem como objetivos pedagógicos incentivar as crianças a ingerirem fruta todos os dias, na escola e em casa; conhecer a importância dos alimentos saudáveis para a manutenção da saúde; encorajar as crianças a orgulharem-se de praticar um estilo de vida saudável e despertar a comunidade para os benefícios das pequenas mudanças nos hábitos diários. Na escola, na hora do lanche, é distribuída fruta às crianças do 1º Ciclo e as do pré-escolar trazem-nas de casa. Este projeto tem a duração de 12 semanas letivas, tendo de ser cumpridas 3 etapas, sendo criado, na última, o “Hino dos Heróis da Fruta”, que depois é cantado por todas as turmas nas atividades escolares, como forma de incentivar a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Este hino é depois divulgado no site www.heroisdafruta.com A primeira vez que a EB1/JI MEF se inscreveu neste projeto, tendo como coordenadora responsável, a educadora Arménia Melo, foi no ano de 2012/2013. Desde então, tem-se registado um aumento significativo do consumo de fruta, demonstrando assim que através da implementação de rotinas diárias regulares e contínuas, se consegue mobilizar e implementar hábitos de vida saudáveis.




Eco-Escolas: Participa na Campanha SOS Cagarro 2018!

No dia 27 de outubro, próxima sexta-feira vai ter lugar mais uma Campanha SOS Cagarro. As atividades terão lugar na Marina de Vila Franca do Campo, pelas 19h45, junto ao Clube Naval de Vila Franca do Campo, que gentilmente cedeu o espaço para uma sessão de sensibilização às crianças, jovens e adultos que desejarem participar de forma voluntária. Será dinamizada por técnicos do Parque Natural da Ilha de São Miguel – Ecoteca de São Miguel e por vigilantes da Natureza. Haverá primeiro uma sessão de explicação – sensibilização (aula de ciência viva) nas instalações do Clube Naval, seguindo-se a operação de salvamento de cagarros, em que pais e crianças poderão colaborar. Participa ajudando a salvar algumas crias de cagarros que, nesta altura do ano, abandonam os ninhos e ficam encadeadas pelas luzes nocturnas. Os pais podem deixar as crianças a cargo da professora Sónia Santos, coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária de VFC e recolhê-las pelas 21h45. Devem entregar este papel assinado à Coordenadora de Núcleo, no caso do 1.º ciclo e, no caso do 2.º, 3.º ciclo e secundário, devem entregá-lo à professora Sónia Santos. Qualquer elemento da comunidade que o desejar fazer, pode participar nesta atividade de educação ambiental e exercício da cidadania.
Programa Eco-Escolas da EBSVFC

17/10/2017

Eq. Saúde Escolar: XI Feira das Sopas

No passado dia 16 de outubro de 2017, comemorou-se mais um Dia Mundial da Alimentação com XI Feira das Sopas.
As classificações foram as seguintes:
1.º lugar: 5.º A
2.º lugar: Associação de Pais/Enc. Educação
3.º lugar: 6.º D

Esta atividade teve o apoio da empresa de panificação Panivila, com pão para acompanhar as sopas, e da colaboração das docentes Luísa Carvalho e Fernanda Linhares que fabricaram os prémios.

Para mais informações, consultar o blog da Saúde Escolar:





09/10/2017

"O Ilhéu" n.º 20: Suplemento no Jornal "Açoriano Oriental"

A Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo colabora com o jornal Açoriano Oriental através da publicação de um suplemento mensal intitulado "O Ilhéu", cujo projeto se encontra sob a orientação da professora Sílvia Pereira.
Podem consultar a 20.ª publicação deste suplemento no link abaixo.


08/10/2017

Divulgação: "A Terra Treme"

O Clube da Proteção Civil da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo convida toda a comunidade escolar a participar na atividade da Autoridade Nacional da Proteção Civil que terá lugar no dia 13 de outubro: Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico "A TERRA TREME".
Estão todos convidados a participar neste exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
1) Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
2) Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente;
3) Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.
Os diretores de turma ou professores titulares de turma deverão, durante esta semana nas aulas de Cidadania ou outras, preparar o Exercício de Prevenção de Risco Sísmico "A TERRA TREME", relembrando as regras básicas de segurança, incluindo alguns cuidados a ter antes, durante e depois (informação em www.aterratreme.pt/infantil).
O Exercício de Prevenção de Risco Sísmico "A TERRA TREME" está previsto, a nível nacional, para as 10h13 do dia 13 de outubro. Uma vez que este horário coincide com o primeiro intervalo da escola sede, propõe-se que, nesta Unidade Orgânica, cada docente realize o exercício com a turma em que estiver a lecionar pelas 9h55 do dia 13 de outubro (sexta-feira).
prof. Maria Helena Veríssimo


07/10/2017

Divulgação: XI Feira das Sopas

No dia 16 de outubro de 2017 irá realizar-se a XI Feira das Sopas no Pavilhão D da EBS de Vila Franca do Campo às 12h00.
Pede-se aos interessados em participar que façam chegar e-mail ao endereço do Coordenador da Equipa da Saúde Escolar (talmeida48@hotmail.com) até o dia 13 de outubro.
prof. Tiago Almeida (coord. Saúde Escolar)


Dep. Ed. Física: Corta-Mato Escolar (fase de escola)

No dia 6 de outubro de 2017 decorreu no antigo Campo de Jogos da Mãe de Deus, ao lado da EBS Vila Franca do Campo, o Corta-Mato Escolar (fase de escola) com a participação de 67 alunos e 28 alunas da EBSVFC.
A atividade decorreu de forma muito positiva, constando no link abaixo as classificações dos discentes.
prof. João Ourique Fernandes





Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...