27/04/2017

Jogos Desportivos Escolares 2017: Vídeos da EBSVFC

Seguem abaixo dois vídeos da EBSVFC nos Jogos Desportivos Escolares 2017:
- o vídeo de apresentação da escola.
- o vídeo da prova artística.




Eco-Escolas: Atividades do 2.º período

Durante o 2.º período, no âmbito do Programa Eco-Escolas, foram muitas as atividades realizadas: plantação de 100 azáleas no espaço verde da entrada EBS e  de 2 árvores de grande porte, participação no Dia da Árvore em atividades dinamizadas pela Câmara Municipal de VFC ganhando como prémio uma árvore de grande porte para a escola, plantação de 50 azáleas nos jardins da MEF e de 2 árvores de grande porte, realização de atividades de reciclagem nos trabalhos de expressão plástica das atividades da primavera e da Páscoa, participação na Semana da Agricultura Biológica, cuidado e manutenção dos Jardins, organização do Painel Eco-Escolas, elaboração do poster eco-código, hasteamento da Bandeira Eco-Escolas, envio de panfleto de divulgação Eco-Escolas aos pais e encarregados de educação, realização da Caminhada da Primavera com distribuição do panfleto eco-escolas porta a porta, vigilância dos recreios e jardins da escola pela Brigada Anti-Lixo, vigilância das casa de banho da escola pela Brigada da Água apelando à poupança de água, realização de cartazes pelos alunos  apelando ao silêncio nos corredores da escola e à limpeza dos espaços escolares, publicação das atividades no blogue da escola  e no Jornal “A Crença” e na “Revista Açores”, recolha de resíduos eléctricos e electrónicos, etc. Estas atividades obedecem aos temas a desenvolver no âmbito da educação ambiental e exercício da cidadania: resíduos, agricultura biológica, energia, água, espaços exteriores, alterações climáticas, biodiversidade, mar, floresta, entre outros.
prof. Maria Laura Brandão


 
 


Dep. Línguas Estrangeiras: Almoçar em Francês

Durante o 2.º período, o Grupo de Francês, que integra o Departamento de Línguas Estrangeiras da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, dinamizou a atividade “Almoçar em Francês”, cuja ementa era composta por Soupe de légumes e Bœuf Bourguignon.
Para que a atividade fosse aberta a toda a comunidade educativa, foi pedida a colaboração do grupo de finalistas, que normalmente faz o seu almoço às quintas-feiras e que nos banqueteou com um delicioso menu, a saber: Soupe au poireau , Filet de colin à la meunière  e Coq au vin. Como sobremesas tivemos Profiteroles, Saint-Honoré, Mille-feuilles e Tarte aux pommes.
Para o efeito, quer o bar da escola quer a cantina foram decoradas com receitas e expressões idiomáticas ligadas à temática. Não faltou, também, a tão emblemática Tour Eiffel, cuja planificação da colega Julieta Campelo foi preciosíssima para a sua execução. De realçar, a disponibilidade e colaboração da turma B do 8.º ano, do grupo de finalistas, das docentes responsáveis, dos encarregados de educação e de toda a comunidade educativa que nos “presenteou” com a sua participação no almoço.
Departamento de Línguas Estrangeiras

Rubrica "Também Sou Gente!": Campanha Anti-cuspo

Sou a Matilde e estou no 3.º ano. Tenho 9 anos e estudo na Escola de São Pedro. Queria falar-vos sobre um hábito que algumas  pessoas têm e que me põe mal disposta.
 
Algumas pessoas cospem para o chão e outras ainda... fazem pior.
Eu queria que todas as pessoas, quando fossem passear, levassem um guardanapo para usarem em caso de necessidade.
Quando vires uma pessoa a cuspir ou a  ''escarrar'' para o  chão diz-lhe assim:
- Freguês educado, não cospe no chão, não pede fiado, não diz palavrão! 
Vi no café do senhor Gil, na Vila Nova, um azulejo com este ditado popular e falámos na aula de Cidadania sobre ele.
É uma falta de higiene, é feio, é nojento e dá-me vontade de vomitar, quando vejo no chão estas porcarias.
Além disso, prega-se nos sapatos, nos brinquedos e é uma forma de transmitir doenças.
No Programa Eco-Escolas vamos fazer cartazes para ensinar as pessoas a serem mais limpas e asseadas, pois faço parte da Brigada Anti-lixo e quero viver numa terra mais limpa!
aluna Matilde Santos, Projeto “Divulgar para Informar e Educar”
 

"O Ilhéu" n.º 15 e 16: Suplemento no Jornal "Açoriano Oriental"

 
A Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo colabora com o jornal Açoriano Oriental através da publicação de um suplemento mensal intitulado "O Ilhéu", cujo projeto se encontra sob a orientação da professora Sílvia Pereira.
Podem consultar a 15.ª e 16.ª publicação deste suplemento no link abaixo.

 

06/04/2017

EB1/JI FMG: Semana da Leitura 2017

A Semana da Leitura, já na sua V edição, na EB1/JI Francisco de Medeiros Garoupa, continua a ter como objetivos principais: incentivar e promover o contato das crianças com o livro e o gosto pela leitura; estimular a sensibilidade, a criatividade e a imaginação; desenvolver percursos pedagógicos que proporcionem o prazer da leitura e desenvolver a competência comunicativa e o espírito crítico. 
Na semana de 27 a 30 de março, a EB1/JI Francisco de Medeiros Garoupa, na freguesia de Água d’Alto, desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos, da pré ao 1.º ciclo, promovidas pelo Clube de Leitura.
O Clube de Leitura da escola em conjunto com a equipa do Roda Viva, da Casa do Povo, todos os dias proporcionaram o contato com os livros e o imaginário, com as histórias (em prosa e em poesia), as adivinhas e os vídeos que permitiram às crianças realizar jogos, dramatizar (teatro de fantoches), pintar (com as mãos e com os pés) e cantar.
A Semana da Leitura permite a aproximação das crianças ao universo literário, a leitura em diversas dimensões, para além da manifestação de sentimentos, de ideias e opiniões o que em muito contribui para a formação de leitores autónomos e competentes.
prof. Maria Eugénia Leal (coord. Clube de Leitura)



05/04/2017

4.º ASB D: Peddy-Paper "À Descoberta das Nossas Árvores"

No dia 24 de março, a turma do 4.º D da EB1/JI prof. António dos Santos Botelho, participou no Peddy-Paper "À Descoberta das Nossas Árvores", de forma a assinalar o Dia Mundial da Árvore e do Estudante
Todos os alunos participaram ativamente com interesse e empenho, desenvolvendo o espírito de equipa e aumentando os seus conhecimentos acerca da história e do património natural do Jardim Antero de Quental e do Jardim Dr. António da Silva Cabral.
A atividade finalizou com a entrega de prémios, na qual o 4.º ASB D obteve o 1.º lugar, e com a entrega, a cada turma participante, de uma árvore para plantar no jardim da escola.
As fotos abaixo são da autoria da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e podem ser consultadas na página de facebook da Câmara.
prof. Emiliana Sampaio

Eco-Escolas: Caminhada - Perímetro de São Miguel

“Palmilhar para preservar VII- XV”: Perímetro de São Miguel

Sábado(s), dia(s) de botas nos pés!
A pretexto de um dia de chuva e capacete, em que a caminhada se desenvolveu na periferia da ilha, surgiu o repto de continuar a percorrer o seu perímetro.
Assim, durante nove semanas consecutivas, com início (e fim) nas Calhetas, cumpriram-se nove etapas, com uma média de 30km e 9h de caminhada. Cada etapa incluiu os desvios para ida (e volta) a fajãs, faróis, piscinas, praias, moinhos, picos, etc..
prof. Maria Antónia Guedes





Eco-Escolas: Caminhada em Água de Alto - Fábricas da Luz

“Palmilhar para preservar VI”: Água de Alto - Fábricas da Luz
Por iniciativa da comissão de eventos da EBSVFC, realizou-se no último dia de aulas do segundo período, dia 31 de março, uma caminhada Pascal, promovendo-se o convívio entre os participantes e os hábitos de vida saudável. 
A caminhada foi dirigida aos alunos do terceiro ciclo e secundário e desenvolveu-se entre Vila Franca do Campo e Água d’Alto, abrangendo as Fábricas da Luz no Lugar da Praia. Os alunos foram acompanhados pelas docentes Carla Vieira, Maria Antónia Guedes e Germana Eiriz.
Atualmente, na Ribeira da Praia, há 5 centrais hidroelétricas, duas em ruinas, uma transformada em museu, uma a aguardar reparação e uma em funcionamento. 
Visitamos as três primeiras.
prof. Maria Antónia Guedes




Geografia: Visitas de Estudo no 2.º período

Abaixo seguem as visitas de estudo realizadas pela docente de Geografia, Sónia Santos, durante o 2.º período do ano letivo 2016-2017. Algumas dessas visitas encontram-se associadas ao projeto Eco-Escolas.

Visita de estudo à MUSAMI
Visita de estudo realizada pelos alunos dos 9 Vocacional A, B e C e Profissional 11.º F para dar a conhecer o processo de tratamento dos resíduos na nossa ilha e formar, assim, cidadãos mais responsáveis pelas questões ambientais e salvaguardar a sustentabilidade das novas gerações.

Observatório Vulcanológico – Lagoa 
Visita ao observatório vulcanológico da Lagoa, com 9.º Vocacional C, para conhecer melhor o património vulcanológico da região e do mundo e como forma de reforçar os conhecimentos adquiridos na sala de aula.
 
Visita Gruta à Gruta do Carvão
Visita de estudo, realizada com o 9.º VOC B, à Gruta do Carvão para dar a conhecer o património geológico da região.

Comemoração do Dia da Primavera – Trilho pedestre
Como forma de comemorar o Dia da Primavera (e no âmbito da iniciativa “Primavera Ativa”) as turmas do 9.º ano Vocacional participaram na atividade organizada pela Câmara Municipal, com a inauguração do trilho “Quatro Fábricas da Luz”. Além da vertente lúdica, para os participantes, a atividade foi uma forma de divulgação da história da eletrificação do arquipélago e promoção do património local.

Palestra sobre as dependências – ARRISCA
Os alunos do 9.º Vocacional A e C assistiram a uma palestra sobre as dependências realizada pela ARRISCA.

Visita de estudo ao Exército
Nesta visita, os alunos do 9.º Vocacional A e C, tiveram a oportunidade de conhecer possibilidades de futuras saídas profissionais associadas ao Serviço Militar.

prof. Sónia Santos

Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...