O objetivo do blogue é divulgar as atividades desenvolvidas na EBS Armando Côrtes-Rodrigues. Qualquer solitação deve ser enviada para ebsvilafranca@gmail.com. Para mais informações recomenda-se leitura do post de 19-10-2013 intitulado "Esclarecimento sobre o Blogue".
No vídeo abaixo mostram-se imagens e resultados da participação da EBS Vila Franca do Campo na prova de corta-mato que se realizou no estádio de São Miguel no dia 11 de janeiro de 2017.
Participamos com onze atletas do escalão Infantis A , seis femininos e 5 masculinos.
Momentos de muito entusiasmo, diversão e aprendizagem foram vividos pelas duas turmas do 4.º ano e por uma turma do 3.º ano, da EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, no dia 24 de janeiro, onde, com o Projeto “Ciência Divertida nas Escolas”, os alunos do 4.º ano puderam participar numa sessão experimental denominada: “Misturas e reações químicas 1, reações e mais reações: fabrico de refrescos com gás” e os do 3.º ano trabalharam o tema “Fenómenos da Natureza4: construir um herbário.”
Com dois monitores do projeto, Carla Raposo e Hugo Arruda, os discentes puderam realizar três experiências, utilizando bicarbonato de sódio, vinagre, lixívia, tintura de iodo, sumo de limão, água e pastilhas de vitamina C. Através de várias misturas, puderam criar reações químicas e formar dióxido de carbono. Os do 3.º ano puderam construir um herbário.
No dia 20 de janeiro o eurodeputado, Ricardo Serrão Santos, participou numa sessão organizada pelo Clube Europeu da Escola Básica e Secundaria da Vila Franca com a presença do Presidente do Câmara da Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, e teve como tema “O papel do Parlamento Europeu no quadro das instituições europeias”.
No dia 5 de janeiro estiveram na EBS Vila Franca do Campo o deputado João Paulo Ávila (Partido Socialista) e a deputada Catarina Chamacame Furtado (Partido Social Democrata) no auditório da nossa escola para debaterem assuntos relacionados com os temas: “Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” para os alunos dos segundo e terceiro ciclos e “A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local” para os alunos do secundário. A comunidade educativa marcou presença, dada a importância da mesma para uma participação consciente no ato eleitoral. Esta atividade decorreu no âmbito do projeto Parlamento Jovem 2017.
Os professores, auxiliares e discentes da EB1/JI Professor António Santos Botelho, agradecem a todos os que participaram na Cantata de Natal da nossa escola. Apesar da noite fria a vossa presença aqueceu os nossos corações. Foi uma noite bem passada.
Já vem sendo um hábito reciclar nas escolas, nas atividades do dia a dia. Nas épocas festivas, em todas as escolas da unidade orgânica, verifica-se um empenho de louvar em atividades de reciclagem, significando estas uma excelente forma de reutilizar através da arte. São exemplo os vários trabalhos desenvolvidos: as cestas de Halloween recorrendo a caixas de cereais; os enfeites de natal recorrendo a garrafas de plástico, a Cds, a rolos de papel; os enfeites de placa eva recorrendo a restos dos vestuários das marchas; a roupa do Pai Natal recorrendo a rede vermelha das sacas de batatas, etc. Ações como estas, ensinam as nossas crianças a poupar os recursos disponíveis e contribuem para a diminuição do montante diário de resíduos, bem como a preservação dos recursos naturais.
prof. Maria Laura Brandão (programa Eco-Escolas 2017)
No âmbito do Programa Eco-Escolas foram várias as atividades em que participámos e desenvolvemos na Escola de São Pedro, na EBS e algumas na comunidade envolvente: participámos na Campanha SOS Cagarro 2016 na Marina de VFC; na 7.ª Semana dos Resíduos dos Açores, integrada na 8.ª Semana Europeia dos Resíduos, reciclando 90 garrafões plásticos e cerca de 480 garrafas num total de 20 Kg ; os meninos da pré, reciclaram bolas das máquinas do Híper, transformando-as em bolas de natal; reciclámos canudos dos rolos de papel para elaboração de figuras para o presépio; iniciámos as pinturas na Marina da Vila, as quais vamos retomar assim que o tempo o permitir; como sensibilização ambiental, colocámos, com ajuda dos funcionários da Câmara Municipal, os cartazes eco-escolas na parede do ginásio da EBS; colaborámos no Natal Ecológico elaborando um Pai Natal com materiais reciclados e com ajuda dos pais; decorámos o coreto do jardim com garrafões feitos pelos meninos da pré; enfeitamos um dos troncos da Praça com restos de lã, com ajuda de algumas mães; participámos no Movimento Plantar Portugal plantando e semeando nos jardins durante uma semana; cuidamos dos jardins da escola e plantámos novas plantas; desenvolvemos atividades na horta biológica, plantando e semeando de novo; na Expolab tivemos aulas de ciência e educação ambiental; divulgámos algumas das atividades pelas salas de aula; enviamos a todos os pais e encarregados de educação um folheto solicitando materiais para reciclagem; divulgámos algumas das atividades em jornais e revistas e no blogue da escola; em Brigadas Anti-lixo, na hora do recreio, zelámos pela limpeza dos espaços; em Brigadas da Água, zelámos pela poupança da água na hora do intervalo.
prof. Maria Laura Brandão (programa Eco-Escolas 2017)
A Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo colabora com o jornal Açoriano Oriental através da publicação de um suplemento mensal intitulado "O Ilhéu", cujo projeto se encontra sob a orientação da professora Sílvia Pereira.
Podem consultar a 13.ª publicação deste suplemento no link abaixo.