29/05/2016

3.º MEF E: A família vem à Escola - “Ler ajuda-nos a crescer”

No dia 27 de maio de 2016, a turma do 3.º E, da EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, recebeu a visita da encarregada de educação Maria Graça Amaral, mãe da aluna Carolina Costa. Esta visita, integrada no Programa ProSucesso, teve como intuito “incrementar e incentivar a participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida institucional da escola” (PEE). 
Nesta sessão foi desenvolvido o tema: “Ler ajuda-nos a crescer”, onde foi possível dialogar acerca das vantagens da leitura, da importância dos livros, da evolução do livro ao longo dos tempos, das partes constituintes de um livro e dos tipos de texto, através da apresentação de um PowerPoint.
Seguidamente, os alunos puderam apresentar os livros que trouxeram e falar um pouco acerca deles.
A sessão foi muito bem conduzida e dinamizada pela simpática docente que a finalizou com a entrega de uma sopa de letras, uma bonita canção relacionada com o tema tratado e a oferta de um marcador de páginas.
prof. Graça Estrela Pimentel

 
 

EB1/JI ASB: Visita à estufa de flores

No passado dia 20 de maio, a turma 2 da Pré da EBI/JI António dos Santos Botelho, realizou uma visita a uma estufa de flores. Nessa visita, as crianças aprenderam muitas coisas, sendo de realçar alguns dos seus comentários: 
- Vimos muitas flores bonitas.
- Aprendemos... 
...que na estufa as plantas crescem mais depressa do que nos jardins porque estão mais quentinhas e ficam protegidas do vento e chuva forte;
...que os vasos estão em cima das mesas porque é mais fácil de trabalhar e para proteger das lesmas e dos caracóis;
...como se cortam as flores velhas e como se mudam as plantas para a terra ou para um vaso maior;
...como se fazem as sementeiras.
- Todos semearam uma petúnia. A terra era fofinha e não sujava muito as mãos. Foi muito engraçado.
- No final ofereceram a cada menino um vaso de petúnias já com flores.
- Muito obrigado às senhoras Cátia e Célia e ao senhor Vítor.
educadora Noémia Pacheco

24/05/2016

9.º D - Arte Linear

A “Arte Linear” é criada com linhas compostas de vários materiais e cores que formam imagens, composições figurativas e geométricas ou abstratas.
Criar um trabalho com fios, linhas, arame, etc, pode ser divertido e o produto final, apresenta sempre um efeito visual surpreendente.
Podem ser criadas composições diversificadas e posteriormente, poderão ser transformadas, corrigidas e atualizadas, ligando fios que passam por pregos, alfinetes, agulhas ou semelhantes, fixados sobre uma base de madeira, cortiça, esferovite ou outro.
A “Arte Linear” recorre à aprendizagem e execução de várias técnicas: a técnica linear, da pirâmide, do torcido, da arcada, da rosácea e da circunferência.
A aplicação, de “Arte Linear” para além de surpreendente e magnífica, é muitíssimo enriquecedora para o processo de ensino-aprendizagem, pois desenvolve uma grande variedade de técnicas e práticas. Deste modo, permite estimular o desenvolvimento psicomotor dos alunos, como também, promove a motivação, sendo ainda, aliciante nas práticas dos discentes.
Este tema, “Arte Linear” fortalece uma sequência lógica de atividades extraordinariamente estruturadas, incentivando desde o seu nascimento o trabalho colaborativo, cooperativo e a partilha.
Com base nos conteúdos lecionados, metodologia projetual, desenho geométrico e desenho técnico, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do  9.º D da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo sob a orientação da docente, Julieta Campelo realizaram os respetivos quadros aplicando as aprendizagem de “Arte Linear”.
prof. Julieta Campelo

 
 
 

20/05/2016

Campeonato do Jogo do 24 - Fase Interturmas

Inserido no Plano Anual de Atividades do Departamento de Matemática da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, o campeonato do Jogo do 24 – fase interturmas decorreu no dia 11 de maio, tendo sido apurados quatro alunos do 2.º ciclo para representar a nossa escola na fase interescolas, que se irá realizar nesta escola no próximo dia 3 de junho. 
Na fase interturmas do Jogo do 24, foi vencedor a aluna Cecília Correia do 5.º C, obteve o 2.º lugar o aluno André Cordeiro do 6.º C e em 3.º e 4.º lugares ficaram os alunos Paulo Freitas e Afonso Pimentel, respetivamente, ambos do 5.º B.
Através desta competição saudável entre alunos, os discentes desenvolvem o cálculo mental e o raciocínio lógico ao nível da Matemática.
prof. Maria Helena Veríssimo


17/05/2016

EB1/JI MEF: Dia da Mãe 2016

No primeiro domingo de maio celebrou-se o “Dia da Mãe”, data esta que mereceu uma atenção especial na nossa escola, EB1/JI padre Manuel Ernesto Ferreira, onde os alunos, sob orientação dos professores, elaboraram prendas para oferecerem às suas mães, recorrendo a diversos materiais que foram trabalhados de forma criativa, com entusiasmo e com amor, pois tratava-se de uma prenda especial. 
prof. Lúcia Amaral

 


"O Ilhéu" n.º 07 - Suplemento no Jornal "Açoriano Oriental"

A Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo colabora com o jornal Açoriano Oriental através da publicação de um suplemento mensal intitulado "O Ilhéu", cujo projeto se encontra sob a orientação da professora Sílvia Pereira.
Podem consultar a 7.ª publicação deste suplemento no link abaixo.


15/05/2016

EB1/JI ASB: Cortejo Etnográfico

No passado dia 9 de maio, no âmbito da comemoração das festas de São Miguel Arcanjo e integrado no Plano Prosucesso, a nossa escola – António dos Santos Botelho – realizou pela primeira vez um Cortejo Etnográfico. Com a realização deste evento foi nosso intuito relembrar as profissões antigas da nossa freguesia, tais como: oleiros, camponeses, agricultores, lavradores, lavadeiras, vendedoras de louça de barro, pescadores, estufeiros, moleiros. Para tal, vestimo-nos a rigor e tentamos confecionar diversos materiais que melhor caraterizassem cada uma das profissões. Temos noção que a maior parte destas profissões ainda se mantêm bem presentes no quotidiano da nossa freguesia, no entanto, também temos presente que algumas delas se encontram em vias de extinção. Como tal, e no que depender de nós, enquanto profissionais desta escola, sensibilizaremos sempre as crianças para a sua existência, importância e continuação.
Congratulamo-nos com a participação direta, indireta ou presencial dos Pais/Encarregados de Educação que se mostraram incansáveis na concretização deste projeto. A todos o nosso obrigado.
educadora M. Conceição Figueiredo (coord. de núcleo)

 
 

09/05/2016

Eco-Escolas: Caminhada pais e filhos - Pico Queimado

“Palmilhar para preservar XIII”

Domingo! Dia de botas nos pés, de pais e filhos, e atividades na natureza!
Depois do sucesso da 1.ª edição do “Palmilhar para Preservar – Pais e Filhos”, a aventura de hoje foi a um vulcão!!
prof. Maria Antónia Guedes




Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...