30/10/2012

Corta Mato Escolar – Fase de Escola (2012)

No passado dia 26 de outubro, realizou-se no campo desportivo “Mãe de Deus” a fase de escola do Corta Mato Escolar. Sob a responsabilidade dos professores de Educação Física da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo e em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca do Campo (CPCJVFC), esta actividade contou com a presença de centenas de alunos oriundos de todas as escolas pertencentes à Unidade Orgânica. Os participantes revelaram grande empenho, motivação e espírito desportivo, alcançando mesmo desempenhos de excelente nível. Os alunos foram divididos, consoante a idade e género, pelos diferentes escalões e disputaram provas diversas que variaram entre os 1500 metros (para os mais jovens) e os 3500 metros (para os mais crescidos). Os três primeiros classificados de cada escalão foram premiados com uma medalha (gentileza da CPCJVFC) e ficaram apurados para a fase de ilha desta actividade, onde terão a responsabilidade de representar a nossa escola em disputa com os alunos de outras escolas da ilha de S. Miguel.




24/10/2012

Viagem a Santa Maria - Turma UNECA-TVA


“A Ilha do Horizonte”
No ano letivo 2011-2012, os alunos da Unidade de Transição para a Vida Ativa desenvolveram o projeto “A Ilha do Horizonte”, cujo objetivo foi fomentar uma experiência de conhecimento ativo da açorianidade, permitindo assim, aos jovens que integram a referida unidade a oportunidade de conhecer outra ilha, nomeadamente, a ilha de Santa Maria.
Para a concretização deste projeto, esta unidade candidatou-se ao “Programa Bento de Góis”, Programa de Mobilidade e de Intercâmbio Juvenil, promovido pela Direção Regional da Juventude. Por conseguinte, desenvolveu atividades na comunidade educativa com vista à angariação de fundos. Assim, o dia 4 de junho foi um dia memorável para estes alunos, pois foi o dia em que viajaram, pela primeira vez, de avião.
Nos três dias de visita à ilha do horizonte, os alunos acompanhados pelos responsáveis do projeto, Prof. Lúcia Amaral e Prof. Vitor Silva, ficaram instalados na Pousada da Juventude e visitaram diferentes locais de interesse pedagógico e turístico da ilha, nomeadamente, Vila do Porto, Museu Etnográfico de Santo Espírito, Maia, Praia Formosa, Aeroporto, Anjos, São Lourenço, entre outros.
Esta atividade constituiu uma experiência enriquecedora e inovadora para os alunos a vários níveis, sendo o culminar da temática “Açorianidade” desenvolvida ao longo do ano letivo.
 Lúcia Amaral, professora da turma TVA

23/10/2012

Divulgação da Campanha SOS Cagarro

O Projeto Eco-Escolas vem por este meio divulgar a Campanha SOS Cagarro. Esta campanha tem por objetivo proteger os cagarros, uma espécie protegida que nidifica nos Açores. O cartaz de divulgação desta campanha segue abaixo.


18/10/2012

Dia da Alimentação - 16.10.2012

No passado dia 16 de outubro de 2012 decorreram na EBS Vila Franca do Campo e seus núcleos várias atividades alusivas ao Dia da Alimentação, sendo a maioria destas atividades organizadas pelo Gabinete de Saúde Escolar desta unidade orgânica.
Abaixo são apresentadas fotos desta atividade, onde se destaca a construção de uma roda dos alimentos com alimentos reais que posteriormente foram doados a famílias necessitadas. Além disso foi realizado um concurso de sopas onde foram obtidas as seguintes classificações:
     1.º lugar - 5.º B
     2.º lugar - Pedra Segura
     3.º lugar - 6.º F

Os núcleos do primeiro ciclo também realizaram atividades alusivas ao Dia da Alimentação. Na EB1/JI Prof. Teotónio Machado de Andrade ocorreu uma atividade onde foram distribuídas sopas pelos discentes desta escola e com alguns idosos da freguesia que se deslocaram à escola, promovendo assim o contacto inter-geracional entre os alunos do primeiro ciclo e alguns idosos com a colaboração dos professores e funcionários da escola. Além disso, na EB1/JI Francisco Medeiros Garoupa também ocorreu a distribuição de sopas pelos alunos e a divulgação e exploração da roda dos alimentos.

Agradecemos a todos os alunos, pais, professores e funcionários que auxiliaram na concretização desta atividade.

 
 



14/10/2012

08/10/2012

Participação na XIII Sessão do Plenário Jovem (2012)

Nesta sessão do Plenário Jovem de 2012 participaram os alunos Glória Realejo, João Albergaria e Wilson Tavares da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Abaixo segue um extrato da participação do aluno Wilson Tavares. Se pretenderem consultar a transcrição completa do XIII Plenário Jovem podem consultá-la no link abaixo:

"Deputado Wilson Tavares (S. Miguel): Exma. Mesa, Ex. Sr. Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Sras. e Srs. Deputados, caros convidados, minhas senhoras e meus senhores: Gostaríamos de propor um Voto de Pesar pela morte do nosso colega Gonçalo Alexandre Baptista, que no passado dia 3 de Abril, morreu enquanto pilotava uma avioneta, na véspera da nossa viagem de finalistas e dois dias após completar 18 anos. Obrigado.
Presidente: Apresentado o voto, está aberto o debate. Não havendo inscrições, vamos passar à votação. Os Srs. Deputados que concordam com os votos apresentados, façam o favor de se manter como se encontram.
Secretário: O Voto de Pesar foi aprovado por unanimidade."


"Deputado Wilson Tavares (S. Miguel): Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; Excelentíssimos Senhores Deputados Representantes dos Partidos Políticos; Excelentíssimos Convidados, Caros Colegas Deputados, Excelentíssimo Público: Habitamos em Vila Franca do Campo, concelho que possui, ainda, actividade rural e piscatória bastante significativa, inúmeras praias e boas acessibilidades, estando próximo de uma zona turística por excelência - Furnas, além de uma grandiosa maravilha natural - Ilhéu de Vila Franca do Campo.
Os Açores são uma região turística por excelência – qualidade de arquitetura, construção, paisagismo, gastronomia, acolhimento, serviços e potencialidades de investimento. O litoral traz um turismo diferente e muito válido, já que complementa o sol e a praia de Verão com um clima constante de Outubro a Abril. Todavia, a actividade tradicional é também característica e apelativa a quem visita os Açores. Neste sentido, e tendo em conta as potencialidades de investimento do nosso aprimorado arquipélago, fomentar o (Bio/ Eco) turismo – o qual poderá ser um dos sectores mais promissores para alcançar um futuro mais sustentável ao nível económico - de forma a criar, consequentemente, mais e variados postos de trabalho e inúmeras oportunidades de desenvolvimento é algo basilar e essencial numa altura de incerteza económica, e que entendemos que se apropria na plenitude ao tema em debate: “DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO: PERSPETIVAS PARA OS JOVENS AÇORIANOS”. Propomos, então, e em sequência do acima referido, a conciliação da actividade turística com a actividade tradicional de trabalho nos campos e no mar, organizando visitas turísticas a explorações agrícolas ou até efetuar programas de acompanhamento de actividades piscatórias com turistas; promovendo a gastronomia e o consumo de produtos locais. Sugerimos, igualmente, a construção de pequenas unidades de alojamento turístico inseridas em quintas ou em espaços naturais, onde os turistas possam ter privacidade e usufruir dos produtos naturais locais em detrimento da construção de unidades hoteleiras descaracterizadas.
Para que estes argumentos tenham o pretendido sucesso, a promoção de actividades turísticas e de todas as sinergias inerentes à mesma hospedagem, restauração, comércio, artesanato- seria indispensável, tal como a formação em sectores como a hotelaria, restauração, atendimento ao público, agricultura ecológica seria, igualmente, decisiva. É, contudo, necessário às instituições de governo próprio adequarem também a sua acção, por um lado, no apoio à iniciativa privada de empresas já estabelecidas no mercado com capacidade de promoverem investimentos de montante elevado e, por outro lado, promoverem a possibilidade a cidadãos jovens empreendedores qualificados, alicerçados numa dinâmica assente na criatividade, na inovação e no conhecimento, de serem capazes de criar novos negócios ou de desenvolver novas oportunidades em organizações já existentes, agindo sobretudo em ambientes de forte competitividade e constante mudança.
Para além disso é necessário uma política ativa de transportes que garanta a acessibilidade interna e externa a preços competitivos e que seja um fator coesão e não de afastamento, o que implica a mudança do paradigma atual.
É certo que existe já alguma cooperação; todavia, parece-nos por demais relevante a criação de uma bolsa de empresários / interessados em participar nesta modalidade de negócio, assim como a de uma comissão que incentivasse e dinamizasse este projeto assim como uma associação dos participantes. Acrescentamos, ainda, a criação de "pacotes" de turismo (rural / ecológico) – pecuária / atividades piscatórias em que estivesse contemplada a formação (produção agrícola e piscatória ecológica e sustentável e gestão turística), o aproveitamento de sinergias (envolvimento dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, Turismo, Economia, Associações do Comércio Tradicional, Câmaras do Comércio), os apoios específicos a esta modalidade de negócio.
A evidência da pertinência das nossas propostas é o facto da Escola EBS Tomás de Borba, EBS da Calheta e EBS da Lagoa apresentarem propostas que coincidem com a nossa, no facto de que o turismo venha a servir de motor de desenvolvimento global. Em suma, quantas mais pessoas visitarem os Açores, mais açorianos trabalharão. É simples.
Muito obrigado pela vossa atenção."
27-04-2012


05/10/2012

Inauguração da Remodelação da EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira


O vídeo apresenta uma entrevista da coordenadora de núcleo da EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, Graça Pimentel, relativa às obras de remodelação que foram efetuadas da referida escola durante o verão de 2012. Os direitos de autor deste vídeo são todos do Açoriano Oriental.

A notícia completa pode ser consultada em:
http://www.acorianooriental.pt/noticia/escola-de-sao-pedro-fica-dotada-de-ginasio



Construção da Estufa da Escola

As fotos abaixo são relativas à construção da estufa da EBS Vila Franca do Campo na 2.ª semana de setembro de 2012.

Vídeo de Receção do Ano Letivo 2012-2013

O vídeo abaixo foi apresentado na receção do pessoal docente, do pessoal não-docente e dos alunos no início de setembro. Nele são mostradas várias imagens de anos letivos anteriores, em particular fotos relativas à inauguração das novas instalações escolares.


Apresentação do Blog

Este Blog da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo tem como objetivo divulgar as atividades desenvolvidas nesta escola e nos seus núcleos, em particular as definidas no Plano Anual de Atividades.

Além deste blog, aconselha-se também a visita ao site oficial da Escola: http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115126010201/

Acrescente-se que se algum docente ou encarregado de educação que não se sinta à vontade com a sua fotografia ou com a fotografia do seu educando publicada neste site, poderá enviar um e-mail ou telefonar a pedir que a fotografia seja removida.
E-mail: ebsvilafranca@gmail.com

Telefone da Escola: 296 539 270

Contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa no desenvolvimento deste blog. Cumprimentos.


Novo blog da EBSACR

Com a mudança do noma da Unidade Orgânica foi criado um novo blog , com um design  um pouco mais moderno, onde continuarão a ser divulgadas ...